IFMA: 1.270 vagas em cursos técnicos a distância (EaD) são criadas pelo MEC

IFMA foi contemplado com 1.270 vagas em cursos técnicos a distância (EaD) de diversas áreas através do Programa Novos Caminhos do MEC.

Compartilhe esta postagem:

O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), criou o total de 78 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica, e parte delas corresponde a vagas de Educação a Distância que já começam a ser ofertadas de forma gratuita a partir deste primeiro semestre de 2020. Há cursos técnicos e opções de menor duração voltados à profissionalização, os cursos de formação inicial e continuada.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi contemplado com 1.270 vagas em cursos técnicos de diversas áreas, como cooperativismo, eventos, meio ambiente, logística, redes de computadores, multimeios didáticos, entre outros. O objetivo do Programa é a qualificação profissional sem sair de casa. Todos os cursos são grátis.

1.270 vagas no IFMA

Quando os cursos serão ofertados e quais cidades polos?

O Castro Digital entrou em contato com a assessoria de comunicação do IFMA e recebeu a informação que ainda não há uma data exata específica para publicação do edital de oferta dos cursos.

A relação exata de cursos ofertados, cidades polos e outras informações serão disponibilizadas somente na publicação do edital. Em razão da suspensão das atividades, por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), não é possível determinar data no momento.

Último seletivo para cursos técnicos EaD

O último seletivo para cursos técnicos a distância ofertados pelo IFMA foi realizado em 2018 (edital). Na ocasião, o curso era na modalidade subsequente (somente para quem já concluiu o ensino médio). O seletivo foi realizado através de provas com questões de português e matemática do ensino médio.

No entanto, em anos anteriores o IFMA já realizou outros seletivos para cursos técnicos a distância (edital) cuja seleção foi realizada através de notas do ENEM.

Veja também: Institutos Federais oferecem cursos on-line GRÁTIS

Para o próximo seletivo ainda não está definido como será a seleção, no entanto é recomendado sempre fazer a prova do ENEM (veja o calendário) para aproveitar as diversas oportunidades do Governo Federal que podem estar disponíveis somente para quem fez a prova.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário