Mestrado a Distância (EaD) 2020: como e onde fazer?

Compartilhe esta postagem:

O mestrado a distância (EaD) é uma oportunidade para quem sonha em lecionar em uma Instituição de Ensino Superior e tornar-se um pesquisador de sua área de formação, ou também é uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir um aprofundado conhecimento técnico-científico e destacar-se na profissão.

www.castrodigital.com.br

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .



Nos últimos anos, o número de cursos de pós-graduação oferecidos na modalidade EaD (ensino a distância) aumentou consideravelmente. Segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), as vagas disponíveis para cursos a distância ultrapassaram as dos cursos presenciais.

www.castrodigital.com.br

A modalidade já é uma realidade consolidada para diferentes cursos de pós-graduação, como MBA e especializações (lato sensu), e agora é uma possibilidade também para o mestrado (stricto sensu). No primeiro semestre de 2019, o MEC aprovou o oferecimento de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de doutorado e mestrado, a distância.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O requisito para que uma instituição de ensino possa oferecer o mestrado a distância é que ela obtenha, no mínimo, nota 4 no Índice Geral de Cursos (ICG) do MEC. As notas do ICG vão de 0 a 5 e, quanto mais próxima a nota for de 5, melhor ela é avaliada. Portanto, apenas as melhores faculdades podem oferecer o curso.

www.castrodigital.com.br

Como foi aprovado bem recentemente, o mestrados a distância ainda pode demorar um pouco para ser ofertado no Brasil. E isso não é pela falta de instituições de ensino interessadas em oferecer essa modalidade.

www.castrodigital.com.br

As solicitações de novos cursos devem ser avaliadas pelo MEC caso e caso, mas a tendência é que, com o passar do tempo, o processo vá se tornando mais ágil. Por enquanto, as propostas de mestrado a distância no Brasil ainda estão sendo analisadas, sem uma data exata para início da oferta. Na Plataforma Sucupira você pode consultar a lista de cursos de mestrados e doutorados Recomendados/Reconhecidos pela CAPES no Brasil.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Enquanto isso, uma opção pode ser fazer um mestrado semipresencial, como o ofertado pelo Instituto Federal, ou numa universidade de outro país (nesse caso, para que o diploma seja aceito no Brasil, é necessário que seja revalidado numa universidade que tenha o mesmo curso de mestrado ou curso semelhante). Veja algumas das oportunidades de mestrado abaixo:

Veja também: Mestrado GRÁTIS semipresencial no Instituto Federal, VAGAS em todos os estados do Brasil

Buildschool International: com sede na cidade do Rio de Janeiro, é representante de três instituições internacionais, a Logos University, a Faculdade Estadual da Califórnia e a City University. Os cursos oferecidos na modalidade a distância são das áreas de Ciências Humanas e Biológicas, como Comunicação, Educação, Saúde Coletiva, Administração e Gestão do Trabalho. Veja a lista de cursos.

www.castrodigital.com.br

Centro de Ensino Educa Nexus: a instituição de ensino foi fundada em João Pessoa/PB e tem seus cursos a distância reconhecidos pelo‌ ‌Departamento‌ ‌de‌ ‌Educação‌ ‌do‌ ‌Estado‌ ‌da‌ ‌Flórida,‌ ‌no‌s ‌Estados‌ ‌Unidos. Oferece cursos nas áreas de Ciências Humanas, como Educação e Teologia. Veja a lista de cursos.

www.castrodigital.com.br

Emil Brunner World University (EBWU): A instituição oferece cursos de pós-graduação nas áreas humanas e biológicas, como Psicologia, Mitologia, Gestão Pública e Políticas Penitenciárias, Gestão da Saúde Pública, Educação, Saúde Coletiva e Teologia. Veja a lista de cursos.

___________________

Com informações do Quero Bolsa, parceiro do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!