O que é DIA da Consciência Negra e o que representa 20 de novembro?

Compartilhe esta postagem:

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A temática relembra a introdução dos negros na sociedade brasileira e o fim da escravidão no Brasil. Mas o que representa exatamente esta comemoração e como ela surgiu?

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

Como surgiu a data?

www.castrodigital.com.br

O Dia da Consciência Negra foi determinado durante o governo Lula (2003-2010), a partir da Lei nº 10.639, que também instaurou a inclusão do tema “História e Cultura Afro-Brasileira” no conteúdo escolar brasileiro.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No governo de Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada. O documento, então, estabeleceu o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

www.castrodigital.com.br

O que a data representa?

www.castrodigital.com.br

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, o mais importante líder de um dos mais conhecidos quilombos da história da escravidão no Brasil, o Quilombo dos Palmares.

www.castrodigital.com.br

Quem foi Zumbi dos Palmares?

www.castrodigital.com.br

Zumbi nasceu em 1665, no quilombo de Palmares, e viveu parte de sua vida lá. Enquanto esteve no quilombo, lutou intensamente pelo território de resistência e adotou o nome de Zumbi, que significa “guerreiro”.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Filho de africanos escravizados, foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho, e sua cabeça ficou exposta em praça pública, no Recife.

www.castrodigital.com.br

É feriado em todo o Brasil?

www.castrodigital.com.br

Não. O dia da Consciência Negra é um feriado nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul e é um feriado municipal em mais de mil cidades pelo Brasil. No Maranhão a data não é mais feriado devido a uma decisão judicial que revogou a lei de criação do feriado no estado.

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!