17 cursos de MESTRADO a DISTÂNCIA (EaD) são analisados pela CAPES

Compartilhe esta postagem:

Após lançar o edital para a criação de cursos de mestrado a distância, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou ter recebido 17 propostas para cursos de mestrado a distância. O número corresponde a 2% do total de 652 propostas de programas de mestrado e doutorado enviados por instituições brasileiras nesse ano de 2019. A CAPES é um órgão do Ministério da Educação que fiscaliza e regulamenta os cursos de mestrados e doutorados.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


De acordo com o órgão, foram aceitas propostas de mestrados EaD enviadas até o dia 9 de agosto. Das que foram recebidas, duas foram na área de Ciências da Vida, nove em Humanas, uma proposta na Exatas e cinco propostas na área Multidisciplinar. A CAPES ainda não informou os nomes dos cursos nem das universidades propositoras.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A modalidade foi instituída pelo Decreto nº 9.057 de 2017 e normatizada pela Resolução nº 7 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). Desde então, a CAPES aprofundou os estudos sobre educação a distância (EaD) e publicou a Portaria nº 90 de 2019 que regulamenta o tema.

Leia também: O que considerar na hora de escolher uma pós-graduação EaD?

Segundo a instituição, a iniciativa visa facilitar a interiorização da pós-graduação no Brasil, diminuindo a necessidade de deslocamento e permanência dos estudantes nos grandes centros. Os mestrados a distância deverão fazer de forma presencial estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais, avaliações presenciais, pesquisas de campo e atividades de laboratórios.

Em 2019 foram aceitas apenas propostas para a criação de cursos de mestrado a distância, eles ainda não estão funcionando. Propostas de doutorado EaD serão aceitas apenas após o primeiro ciclo de avaliação dos mestrados. É previsto que em 2020 comecem a ser oferecidos tanto os cursos de mestrado, quanto de doutorado, na modalidade EaD.

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Roberto Pereira disse:

    É muito importante os cursos de mestrado EAD para melhorar a educação e demais áreas do conhecimento em favor do nosso país.