Praticar ATIVIDADES físicas regularmente ajuda a melhorar o DESEMPENHO nos estudos

Compartilhe esta postagem:

São inúmeros os benefícios que exercitar o corpo proporciona aos estudantes, principalmente aos concurseiros, que passam longas horas sentados

Provavelmente você, concurseiro, já ouviu falar que praticar atividade física auxilia nos estudos e preparação para provas. Saiba que isso é verdade. Por mais difícil que seja inserir exercícios em sua rotina de estudos, essa atitude pode gerar grandes benefícios ao longo do processo e, inclusive, te ajudar a alcançar a tão sonhada aprovação.

Praticar exercícios físicos auxilia na concentração e fixação dos conteúdos estudados, além de ajudar a desenvolver melhor o raciocínio lógico, os reflexos e a memória. Durante a atividade, o corpo produz os hormônios serotonina e endorfina, que estão relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Segundo o neuropsiquiatra John J. Ratey, autor do livro “Corpo Ativo, Mente Desperta” e considerado uma das principais autoridades sobre estudos que relacionam exercício físico e benefícios para o cérebro, “o exercício não só beneficia a saúde do corpo e bem-estar, ele pode aumentar a saúde do cérebro, porque ele depende do corpo para fornecer o seu combustível (oxigênio e glicose), pois quanto mais se encaixa no corpo, melhor o seu funcionamento. De fato, o exercício pode aumentar a cognição, estimular o crescimento de novas células cerebrais e melhorar a memória”.

Escolher o tipo certo de atividade física é essencial para o sucesso dessa empreitada. É muito importante que seja algo prazeroso, pois além de cuidar da saúde, o exercício será seu momento de relaxamento mental.

Se você é do tipo que gosta de natureza, talvez uma caminhada e corrida ao ar livre sejam excelentes. Quem deseja cuidar também da aparência do corpo, pode optar pela musculação. Além disso, existem diferentes modalidades esportivas, individual ou em grupo, para os que desejam se movimentar. Hoje em dia, não faltam opções por aí.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


A bicicleta também pode ser uma grande parceira de quem está estudando para concursos e precisa se exercitar. Cada vez mais em alta e estimulada, principalmente por ser amiga do meio ambiente, a prática pode ser inserida no seu dia a dia como meio de transporte para ir a biblioteca e a aula.

O ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais. Além disso, pedalar não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendões, facilitando a execução da atividade física em pessoas com problemas articulares e também é considerada uma atividade social que pode ser realizada com amigos e familiares.

Mas é claro que antes de pedalar, assim como qualquer atividade física, é essencial procurar um profissional da saúde e, tão importante quanto isso, é fundamental escolher a bicicleta certa para você. Ela precisa atender o seu corpo, ser compatível com as ruas da sua cidade e, claro, caber em seu orçamento e também em sua casa.

Hoje em dia isso é mais fácil de resolver, existem vários modelos, desde as maiores, até as menores e as bicicletas dobráveis, que podem ser levadas para qualquer lugar, inclusive viagens, e elas possuem preços variáveis.

Fazer uma atividade física com frequência deve entrar no seu planejamento de estudos. A prática melhora a capacidade cognitiva e raciocínio, acelera o metabolismo, alivia o estresse, ajuda na concentração, traz mais confiança e garante uma boa noite de sono. Tudo que um concurseiro precisa aliar ao estudo. Pesquise e comece já a mexer o corpo, sem desculpas!

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!