MESTRADO e Doutorado A DISTÂNCIA são autorizados pela CAPES

Compartilhe esta postagem:

Programas de Mestrado e Doutorado na modalidade Educação a Distância estão autorizados a funcionar através da Portaria nº 90, de abril de 2019, editada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vale para todo o Brasil. A CAPES é uma instituição do Ministério da Educação (MEC) que regulamenta e fiscaliza a oferta de cursos de pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado).

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


Há pouco tempo (julho de 2019) o órgão lançou um edital para que Instituições de Ensino Superior demonstrassem interesse em oferecer programas de mestrado e doutorado na modalidade a distância (seja acadêmico ou profissional).

O requisito geral para oferecer os cursos de Mestrado e Doutorado EaD é que as instituições tenham, no mínimo, nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos do MEC) nos programas de Mestrados e Doutorados presenciais que já estão em funcionamento. Além disso, as pesquisas laboratoriais e seminários deverão ser realizados presencialmente. A diferença é que o aluno não precisará ir até a sede da faculdade, mas poderá realizar as atividades em polos a distâncias em outros locais.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Celso Niskier, diretor-presidente da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), afirmou que a oferta deve ampliar a educação no país. “Os professores da rede pública do país querem se qualificar em nível de mestrado, mas muitos, até por causa do trabalho, não podem se deslocar de suas cidades. Há uma demanda reprimida”.

Nesse sentido, secretarias municipais e estaduais de educação de todo Brasil, dificultam bastante a concessão de licença para professores cursarem mestrados e doutorados presencialmente em outras cidades.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Os críticos, no entanto, entendem que as limitações de um ensino a distância, como a falta de contato com o ambiente universitário e da infraestrutura necessária, são prejudiciais ao aprendizado.

A portaria da CAPES sobre os cursos a distância já está em vigor. Após análise das propostas das instituições que se inscreveram para oferecer Mestrados e Doutorados a distância, as primeiras ofertas de cursos deverão começar no primeiro semestre de 2020.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!