Dicas para ESTUDAR quando se tem FILHO em casa

Compartilhe esta postagem:

Quem é mãe sabe da dificuldade para se ter momentos a sós quando os filhos estão em casa. As constantes interrupções se devem ao fato que de eles, principalmente quando mais novos, dependem de alguém para atender às suas necessidades mais básicas. Por muitas vezes, o que eles querem também é atenção, portanto as mães frequentemente precisam abdicar do seu tempo de descanso para cuidar dos filhos.

Se você é mãe em tempo integral, ou se trabalha fora e decidiu que quer estudar para prestar concurso público, nós temos algumas dicas que vão te ajudar a potencializar o seu processo de estudos, sem atrapalhar seus afazeres e o tempo de qualidade com seus filhos.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

1 – Estabeleça o seu plano de estudos

O mais importante para qualquer concurseiro é estabelecer um plano de estudos. Defina quantas horas por dia você pode se dedicar a isso – o ideal é de pelo menos de duas a três horas. Considere ir à uma biblioteca aos finais de semana, caso seu parceiro tenha folga nesses dias, para ter uma melhor qualidade num ambiente propício para concentração.

Escolha o material adequado para a sua realidade e saiba quais as matérias que vão exigir mais de você e foque nelas fazendo bastante exercícios.

Um planejamento adequado vai garantir que você não precise passar a madrugada estudando. Esse hábito vai te deixar exausta para o dia seguinte, gerando um grande estresse para toda a família.

2 – Peça ajuda ao seu parceiro

Se você fica em casa, provavelmente o parceiro trabalha o dia inteiro fora e reclama de chegar cansado em casa. Mas conversando, vocês podem negociar que ele fique um tempo fora de casa com as crianças para brincar na rua ou no parquinho, enquanto você ganha mais uma hora para estudar. É uma tarefa simples, que não requer muito esforço, e que além de tudo ainda vai ajudar no bem-estar das crianças.

Caso os horários fiquem complicados, você pode pedir para que nos finais de semana ele faça um programa fora de casa com as crianças – afinal, mesmo que elas estejam em casa com o pai, sempre procuram pela mãe, não é mesmo? “O importante é que se encontre uma alternativa que funcione para os dois. A conversa precisa ser aberta entre o casal e cada um deve estar ciente das suas responsabilidades e do papel que devem desempenhar para que o objetivo seja alcançado”, explica o editor do site CantinhodosPapais, Marcos André.

3 – Rotina: coloque as crianças para dormir mais cedo

Quando as crianças vão para a creche, é, sem dúvida, muito mais fácil criar uma rotina que garanta que elas durmam no mais tardar às 20h. O complicado é quando elas passam o dia inteiro em casa com as mães que se dedicam o dia todo e às vezes se sobrecarregam tanto a ponto de postergar o horário do sono das crianças.

Para ajudar nisso, comece acordando mais cedo. Não permita que durmam mais de duas horas a soneca da tarde, para não prejudicar o sono da noite, e inclua no dia a dia tarefas que ajudem elas a gastarem bastante energia. Assim, estabelecer o horário do sono entre as 19h e 20h, tem mais chances de dar certo.

Com isso, você ganhará mais horas para estudar, sem interrupções, e te fará muito mais produtiva e eficaz. No horário de 20 às 23h você estará muito mais desperta e propensa a absorver os conteúdos, otimizando os estudos, e permitindo que se tenha um período bom de descanso para o batidão do dia seguinte.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!