Dicas para conciliar os ESTUDOS e o CASAMENTO

Dicas para conciliar estudos e casamento. Não apenas para as mulheres, mas também para os homens, afinal, no casamento ambos precisam entender as necessidades um do outro.

Compartilhe esta postagem:

Para as mulheres do passado, casar significava abdicar de parte de sua vida para os cuidados da casa e dos filhos, mas os tempos mudaram. Hoje, as mulheres conquistaram sua posição no mercado de trabalho e na maioria das vezes não desejam abrir mão do sucesso para cuidar somente da família, e para alcançar a carreira bem-sucedida, é preciso se dedicar também aos estudos.

Não importa se o objetivo com o estudo é para terminar a faculdade, fazer vestibular ou concurso público, esse processo é sempre árduo. Com uma rotina exaustiva incluindo, afazeres domésticos, atenção para a família, trabalho e estudo, fica realmente complicado, mas, com algumas dicas é possível evitar a exaustão.

O psicólogo Fernando Elias José, especialista em orientação concursos, afirma que muitos profissionais não conseguem se planejar e dividem mal o tempo entre o expediente, a rotina pessoal e as aulas, por isso fica ainda mais complexo esse período. De acordo com ele a situação é pior entre as pessoas que já formaram família e têm filhos pequenos.

Especialistas ensinam o que você deve fazer antes de preencher a agenda com mais uma atividade, evitando a frustração de ter de abandonar o projeto no meio do caminho.

Planeje os horários

Não adianta escolher a melhor escola na sua área se ela tem acesso difícil ou se os horários das aulas são incompatíveis com a sua rotina. Além disso, sua conta deve levar em consideração o tempo livre para estudar, para não enlouquecer e acabar desistindo. Afinal, nos momentos de dedicação fora da sala de aula que ocorre a verificação de aprendizagem e você tem chance de colocar em prática o que foi aprendido.

Organize a casa para a nova rotina

Reserve um espaço para guardar os livros e para estudar em casa. Isso serve como lembrete seu investimento e da família, e impede que você perca tempo procurando anotações de aula ou se dispersando com outras funções. Esse ponto é fundamental até para que o marido e as crianças entendam que enquanto você estiver neste lugar, sua dedicação é total aos estudos.

Se não tiver um ambiente assim, prefira estudar numa biblioteca ou sala de estudos coletiva, onde há mais privacidade.

Estabeleça metas

É importante fixar uma meta de estudos e levar a sério o seu compromisso, deixando isso claro para as pessoas que convivem com você. Isso evita convites de última hora, que podem prejudicar o aprendizado. O estabelecimento de metas possibilita também o acompanhamento dos resultados e perceber se você está progredindo ou não.

Concilie seus interesses

Da mesma forma que você precisa cumprir os horários de estudo e frequentar as aulas, é ideal esquecer as apostilas enquanto estiver com a família ou se divertindo com os amigos. Se você tem filhos, as crianças precisam sentir que você está com o pensamento naquele momento em que brinca com ela.

É um pacto de confiança que garante o respeito do seu filho no momento em que você precisar se dedicar aos estudos.

Crie um ritmo e permaneça nele

Na véspera das provas ou uma semana antes do concurso, é comum ter crises de ansiedade e perder o sono estudando. Bobagem, seu cérebro não consegue assimilar uma avalanche de conteúdo novo de uma hora para outra. Nessa fase, o ideal é relembrar os conceitos e usar o tempo para fixar os temas mais importantes.

Reserve um tempo só seu

Use seu tempo livre para ler jornais, revistas ou livros do seu assunto favorito. Saia com suas amigas, ou apenas vá a algum lugar que você goste muito. De acordo com o portal UniversoDelas, a mulher precisa cuidar do seu emocional, se preservar e investir no que ama fazer, seja ficar um dia assistindo série, conversando com as amigas ou se produzindo para aproveitar com o marido.

Não importa o que te deixa feliz, mas não deixe de fazer isso. Estar bem com você mesma impulsiona os bons resultados em todos os setores da sua vida.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!