5 dicas de hobby para aliviar a mente nas horas vagas de estudo

Compartilhe esta postagem:

Todo concurseiro sabe a importância de se cultivar bons hábitos durante o período de estudos. Seja o cumprimento de uma rotina, ou mantendo uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. A preparação para uma prova vai além de apenas absorver o conteúdos durante longas horas de estudo. É preciso cuidar do corpo como um todo, principalmente da saúde mental, para potencializar os seus resultados.

Os benefícios de se investir em atividades que relaxem a mente são inúmeros. Elas liberam hormônios importantes de bem-estar e preparam o cérebro para receber novas informações, além de desenvolver a capacidade de concentração – fundamental para quem está nessa fase de estudo intenso.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


Se você ainda não tem um hobby, está na hora de considerar ter algum para tirar um pouco da carga mental e da tensão pré-prova. Nós separamos 5 dicas de atividades que você pode fazer sem precisar sair de casa:

1 – Artesanato

O artesanato tem várias ramificações. Scrapbook, patchwork, bordado, construção de móveis… Seja qual for a escolha, a ideia da arte é criar um “objeto” com as próprias mãos. Não é preciso ter habilidades manuais para conseguir fazer isso. A prática constante o ajudará a desenvolvê-las ao longo do tempo.

Cada vez mais pessoas procuram a terapia artesanal para aliviar o estresse. É uma excelente maneira de aliviar a tensão e ocupar a mente com algo leve e descontraído.

É preciso investir em materiais, mas eles não precisam ser caros. De acordo com o site magodasferramentas.com.br, existem inúmeras ferramentas no mercado com preços que cabem no bolso de todo mundo e nem por isso deixam de ter qualidade.

2 – Jardinagem

Que tal montar uma hortinha na sua casa? Mesmo que você more em apartamento, é possível destinar um espaço para colocar plantas e cuidar delas, ainda que seja verticalmente. Enquanto você faz isso, se distrai e nem precisa destinar muitas horas para conseguir mantê-las. Alguns cuidados básicos diários vão garantir o bem-estar delas e o seu.

A ciência já comprovou os benefícios do contato com a natureza para o organismo, isso inclui ter alguns exemplares na sua casa. Mexer com a terra, por exemplo, além de aliviar o estresse, pode te garantir o mesmo relaxamento adquirido em Spa’s.

3 – Pintura

A pintura pode ser o escape perfeito para quem tem uma veia artística. Num quadro, você pode expressar seus sentimentos, pensamentos, desejos. Essa arte é utilizada para extravasar. Ela também tem o benefício do mindfulness, que te conecta com o momento presente. Para pintar como hobby, não precisa de muitas técnicas. Basta ter uma tela, tinta e soltar a criatividade.

4 – Música

Quer aprender a tocar um instrumento? Aproveite essa fase em que é necessária uma pausa e tire do papel o projeto de aprender a fazer música. Escolha o instrumento de sua preferência e use suas horas vagas para praticar. Se optar por não fazer aulas por falta de tempo, baixe as cifras da internet e tente reproduzir sua música favorita.

Essa atividade melhora sua capacidade de memorização, coordenação motora, habilidades matemáticas, de leitura e de compreensão, entre tantos outros.

5 – Meditação

A meditação é a capacidade de focar a mente no momento presente e usada como uma ferramenta de autoconhecimento. Extremamente benéfico e eficiente para quem precisa relaxar e aliviar as tensões e manter o equilíbrio emocional.

Com técnicas de meditação, você passa a se auto-observar e reconhecer os tipos de pensamento que tem. Isso ajuda muito na hora de fazer a prova. procure por aplicativos que te ajudem a praticar e aproveite suas horas vagas para meditar.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!