O que faz o Profissional de Radiologia e como é o curso?

Compartilhe esta postagem:

O profissional de Radiologia estuda os métodos de diagnóstico por imagem e suas aplicações principalmente na saúde humana, mas também na Medicina Veterinária, na indústria e no campo da pesquisa. Nos hospitais e laboratórios, esses profissionais são parte da equipe que trabalha em diversas áreas no processo médico. Geralmente, é responsável por executar as técnicas para a produção de imagens em raio X ou de ressonância magnética para o acompanhamento dos diagnóstico dos mais variados casos médicos.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


No dia a dia de trabalho com a Medicina, o Radiologista também será encarregado de tarefas como as seguintes: controle de qualidade e de dose nos processos de captação de imagens que envolvam radiação ionizante; pós-processamento e análise das imagens digitais para diagnóstico dos pacientes; e gestão do setor de diagnóstico por imagem no hospital.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Entre as técnicas de produção de imagens, é possível destacar as seguintes:

• Radiologia Convencional e Contrastada;

• Densitometria Óssea;

• Mamografia;

• Tomografia Computadorizada;

• Ressonância Magnética;

• Ultrassonografia;

• Medicina Nuclear.

Com o desenvolvimento da profissão, os equipamentos se tornaram cada vez mais seguros para os profissionais e, claro, para os pacientes.

“Os serviços de diagnóstico por imagem dispõem de monitoramento e controle de dose de radiação periódicos para o ambiente e para os trabalhadores”, explica Homero José de Farias e Melo, diretor dos cursos de tecnologia da Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Homero diz que desde a faculdade de Radiologia o estudante se envolve em uma cultura de proteção radiológica, que controla os níveis de radiação. “Todos os profissionais que lidam diretamente com as técnicas que envolvem materiais radioativos precisam passar por treinamentos periódicos de radioproteção”, completa.

Veja também: Quanto ganha um tecnólogo em radiologia?

Como dito no início do texto, a área médica não é a única que abre portas para o tecnólogo em Radiologia. É possível também trabalhar na indústria alimentícia e farmacêutica, além de poder ter participação em campos da engenharia.

O curso de Radiologia

Para ser Radiologista é necessário fazer um curso de Técnico em Radiologia OU Tecnólogo em Radiologia (tecnólogos são cursos superiores de curta duração, NÃO é curso técnico). O curso tecnólogo de Radiologia tem a duração média de três anos, já o curso técnico dura em média de um a dois anos. Os estudantes passam por disciplinas teóricas, técnicas e práticas. Algumas das principais matérias são Anatomia Morfológica, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Pós-processamento de Imagens Médicas.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

De acordo com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, o estágio curricular supervisionado tem caráter obrigatório e considerado pelas instituições fundamental e essencial para a formação profissional.

Vagas para o curso tecnólogo em Radiologia

No Quero Bolsa, é possível encontrar vagas nos cursos de Radiologia em diversas universidades de todo o Brasil.

Encontrar Vagas em Radiologia

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!