5 Profissões do futuro na área da Saúde

Compartilhe esta postagem:

Lista com 5 profissões do futuro na área da saúde. Essa lista é importante para quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho ter uma ideia de quais serão as profissões do futuro. Como as transformações acabam acontecendo conforme o tempo passa, é muito importante acompanhar essas oportunidades de mercado. Para quem deseja seguir na área da saúde ou até mesmo aqueles que já atuam nesse setor, isso não é diferente e seguir essas evoluções é fundamental para não ficar para trás.

“É importante que as pessoas compreendam que mudança nas carreiras é um fenômeno mundial e uma necessidade de sobrevivência profissional. Hoje e para o futuro (cada vez mais intensamente), será considerado a capacidade de o indivíduo se adaptar e aprender. Todo profissional precisa ter em mente o processo de aprendizagem contínua, o Lifelong learning, é necessário para que se possa desenvolver novas habilidades e competências. A mudança tecnológica exige conexões mais fortes e mais contínuas entre educação e emprego, e o investimento em aprendizado constante será imperativo”, destacou a professora Samantha Mazzero, do Programa de Estudos do Futuro da FIA (Profuturo – FIA).

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .


PROFISSÕES DO FUTURO NA ÁREA DA SAÚDE

As profissões relacionadas à área da saúde estão entre as mais tradicionais. Com o passar dos anos, elas passam por um processo de evolução já que os avanços tecnológicos proporcionam ainda mais recursos com novas descobertas e tratamentos.

Segundo os especialistas nessas projeções, essa ideia de separação entre tecnologia e matérias tradicionais das ciências da saúde começa a ficar menos evidente.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A realidade do big data (administrar um mundo de dados), por exemplo, vai ajudar a processar informações sobre os pacientes. Muitos dados podem ser até conseguidos por meio de wearables conectados, dispositivos que esses pacientes vão vestir para fornecer informações sobre sua saúde.

A genética também deve trazer ainda mais possibilidades de trabalho, já que a manipulação do DNA para tratamentos será uma tendência. Além disso, o aumento da expectativa vai gerar novas oportunidades, tendo sempre em vista o bem-estar e o cuidado com a terceira idade. Por isso, profissões como cuidadores devem ficar em alta.

As áreas de Medicina diagnóstica/Imagem, tratamentos/cuidados profiláticos e genética são bastante promissoras. Em particular:

1. Bioinformacionista: cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

2. Técnico em Telemedicina: fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.

3. Chief Health Officer: profissional responsável pelo estabelecimento de programas para cuidados com a saúde e reavaliação do sistema de seguros da companhia.

4. Conselheiro Genético: identificam e dão suporte para famílias que têm membros com desordens genéticas ou aquelas que podem ter o risco de uma variedade de condições predispostas.

5. Geomicrobiologistas: profissionais que unem geologia, ciências do meio ambiente e microbiologia para estudar como microorganismos podem ajudar a fazer novos medicamentos e diminuir a poluição.

Segundo o levantamento feito pelo Programa de Estudos do Futuro da FIA (Profuturo – FIA), outras profissões do futuro que também podem se destacar nos próximos anos no mercado são:

• Atendente virtual de pacientes

• Conselheiro de tecnologia na área da saúde

• Geneticista

• Gestor de qualidade de vida

• Técnico em TI hospitalar

• Terapeuta de saúde mental

• Engenheiro de wearables

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

MÁQUINAS SUBSTITUEM HOMENS

Sobre a questão das máquinas substituírem os homens, a professora Samantha lembra: “certamente substituirão de fato, especialmente em trabalhos rotineiros e com um padrão muito definido, ou seja, essencialmente repetitivo. Por outro lado, novas necessidades precisarão ser atendidas e novas posições serão criadas. Possivelmente, o ciclo de existência de algumas profissões será menor, e até mesmo as já existentes sofrerão alterações de perfil. Um fato a considerar é que nenhuma atividade de trabalho permanecerá sem mudanças por muito tempo”.

CURSOS QUE PODEM PREPARAR PARA AS PROFISSÕES DO FUTURO NA ÁREA DA SAÚDE

Se você é daqueles que pretende trabalhar em áreas da saúde e tem afinidade com elas, confira a seguir alguns cursos que podem ser interessantes para sua formação profissional nesse contexto de profissões do futuro na área da saúde:


Medicina

Enfermagem

Psicologia

Educação Física

Fisioterapia

Nutrição

Farmácia

Biomedicina

E você? Está se preparando para seguir uma profissão do futuro na área de saúde?

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!