DIFERENÇA entre Publicidade e Propaganda x Marketing

Compartilhe esta postagem:

Você sabe qual é a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing? Muitas pessoas não conseguem diferenciar, mas é importante ter esse conhecimento na hora de escolher uma profissão. Apesar de trabalharem com coisas em comum e estarem sempre se relacionando uma com a outra, há distinções entre as atuações e as duas graduações.

Antes de escolher qual caminho seguir, é importante entender melhor sobre cada um dos cursos e o exercício dos profissionais no mercado de trabalho. Para ajudar os estudantes a tomarem essa decisão, a Revista Quero Bolsa conversou com professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que esclarecem as características dessas profissões e cursos, muito visados por quem busca ingressar em uma faculdade.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

O que é Publicidade e Propaganda?

Para começar a entender o que é Publicidade e Propaganda, é interessante entender as diferenças entre o conceito de publicidade e o de propaganda. Por mais que não possa parecer, essas palavras não são sinônimos e têm significados distintos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O conceito de publicidade remete à atividade da comunicação para anunciar produtos e serviços. O objetivo da publicidade é levar o que a empresa oferece até o consumidor e tornar isso visível e atrair mais atenção para o produto ou serviço. Já a propaganda remete à persuasão, ideia e influência. Ela procura influenciar e fazer parte da escolha do público pela marca.

O profissional formado em Publicidade e Propaganda se especializa na elaboração, planejamento e produção de campanhas e peças publicitárias, que buscam valorizar e propagar a identidade da empresa.

“[O curso] tende ampliar conhecimentos em comunicação, promoção, relacionamento e, atualmente, com mais importância para plataformas de conteúdos e novas mídias, além do rico ecossistema digital, que trouxe questões como engajamento, mensurações e resultados para o cotidiano da prática publicitária”, afirma Roberta Cesarino Iahn, professora de Publicidade e Propaganda da ESPM.

A graduação possibilita ao estudante desenvolver caminhos para a comunicação e relacionamento com públicos de interesse, utilizando dos princípios do marketing para atingir esse alvo.

Veja a lista de faculdades com cursos de Publicidade e Propaganda

O que é Marketing?

Segundo a American Marketing Association (AMA), o Marketing é a atividade de criar, comunicar e entregar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade no geral. A graduação de Marketing forma profissionais capacitados na gestão de uma marca relacionada a um produto ou a um serviço.

O estudante irá focar os estudos, entre outros conteúdos, no Marketing Mix, que incluem os “4 Ps do Marketing”: “produto”, “preço”, “praça” e “promoção”. Cada um dos pilares busca posicionar a marca de uma empresa no mercado.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

“A graduação de Marketing torna o estudante mais especialista na gestão de um negócio, de uma marca, seja ela direcionada a produto ou serviço, compreendendo com profundidade o ambiente socioeconômico e seus impactos”, explica Roberta.

Os profissionais são responsáveis por pesquisas de perfis e hábitos dos consumidores para localizar um público alvo, por traçar estratégias de distribuição do produto e canais de venda, por logísticas e questões comerciais e, ainda, pela comunicação.

“É uma área que tem conexão com diversas áreas da empresa, garantindo a seus profissionais uma excelente visão da empresa como um todo, seus processos, seus departamentos e suas relações de interdependência”, explica Cristiano Amaral, também professor da ESPM.

Veja a lista de faculdades com cursos de Marketing

Diferenças de perfil do profissional

As pessoas costumam associar os profissionais do Marketing a um perfil mais analítico, enquanto os publicitários tendem a ser considerados mais criativos. Mas, segundo Roberta, essas associações são ultrapassadas e não condizem com o mercado de trabalho atual.

“Talvez ajudem um garoto definir, aos 17 anos, o que seria mais interessante para ele aprender e estudar. Mas, na prática, quem é o profissional que sobreviverá sem analisar dados e sem criar soluções criativas para qualquer negócio?”, questiona a professora.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A formação pode interferir no papel de cada profissional dentro de uma empresa. Mas tanto Publicidade e Propaganda como Marketing possibilitam uma atuação em atividades semelhantes. “São áreas inter-relacionadas, que se alimentam uma da outra”, define Roberta.

“O consumidor, a sociedade, as pessoas estão mais exigentes e incrédulas. Ao mesmo tempo, sempre ávidas por novidades e soluções. Tanto o profissional de Marketing frente a gestão do negócio como o da comunicação como estrategista de relacionamentos terão de compreender os novos espaços, experiências e necessidades de consumo que trarão sempre as perspectivas e tendências para o futuro.”

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!