3 dicas para você não enlouquecer enquanto estuda para concurso

Compartilhe esta postagem:

Dedicar-se aos estudos não é tarefa fácil, principalmente quando o foco é ser aprovado nos concursos públicos. A concorrência é sempre grande e as bancas estão constantemente elevando o nível das provas, exigindo um conhecimento mais profundo dos candidatos. Dentro desse contexto, o processo de preparação pode se tornar extremamente exaustivo.

Confira três dicas do Castro Digital para que você não enlouqueça enquanto estuda:

1 – Siga à risca o seu planejamento

Esse é a dica mais importante que você precisa seguir. O edital da sua vaga almejada já saiu? Então a primeira coisa que você precisa fazer é preparar um planejamento diário de estudos e atividades – incluindo sábados, domingos e feriados – até o dia da prova. Não importa se você vai usar planilha no computador, agenda ou escrever em um calendário da parede.

Quando você colocar no papel, fica mais fácil visualizar o que precisa ser feito e isso aumenta a sua produtividade. A sensação de ter suas tarefas sob controle vai te ajudar a manter também o seu equilíbrio emocional.

Como fazer?

● Defina as matérias que são seu ponto fraco e dedique mais horas a elas;

● Reveze entre conteúdo e exercícios para que a absorção do conteúdo flua melhor;

● Destine momentos de lazer – eles são muito importantes;

● Escolha, no máximo, duas matérias por dia (Direito Administrativo e Português / Matemática e Específicas, por exemplo);

● Garanta os momentos necessários de descanso entre as leituras. Escreva as pausas que precisam ser feitas e use o alarme para te lembrar.

2 – Não subestime o tempo de lazer

É comum os concurseiros se voltarem totalmente aos estudos e demonizarem os momentos de descanso. Até dentro dos cursinhos o que mais se ouve – inclusive pelos professores – é que quem estuda não pode ter vida social até passar no concurso. Pois não existe afirmativa mais errada do que essa.

O que faz com que muitos enlouqueçam é exatamente o fato de estarem com a cabeça ocupada apenas por conteúdos. A mente precisa de descanso e a melhor forma de garantir isso é curtir alguns momentos de lazer. Isso não quer dizer ir à balada todo fim de semana.

Você pode sim estipular horários para sair, fazer um churrasco com os amigos, ir ao cinema e participar dos aniversários da família. O importante é garantir que o seu planejamento está sendo seguido à risca, o que vai te dar esse tipo de liberdade.

Mesmo que não se sinta à vontade em sair de casa durante esse período, você pode assistir um capítulo do seu seriado preferido, ou aquele filme que você adora e já viu mil vezes. Faça algo que te distraia e traga um pouco de leveza para os seus dias.

3 – Faça exercícios físicos

E isso não é só para os que pretendem entrar no Corpo de Bombeiros ou Polícia Federal, Militar ou Estadual. Entender sobre o funcionamento do cérebro é importante para otimizar os seus estudos. Está comprovado cientificamente que a prática de exercícios físicos aumenta o número de neurônios e melhora a capacidade deles de armazenar informações.

Para isso, não é necessário ir à academia todos os dias. Você pode fazer uma caminhada ou corrida na sua rua, andar de bicicleta, pular corda em casa. O importante é fazer pelo menos trinta minutos, por três vezes na semana. Isso já vai garantir uma boa oxigenação para o seu sistema nervoso.

Além disso o aumento de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Praticar exercícios vai te tirar a sobrecarga causada pela rotina árdua de estudos e aumentar suas chances de sucesso.

____________

Imagem: Pixabay.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!