8 temas possíveis da redação do ENEM 2019

Compartilhe esta postagem:

O tema da redação do ENEM 2019 é uma das informações mais preciosas que todo candidato deseja saber antecipadamente. Dentre os receios da maior parte dos candidatos é não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado. A professora de Redação do Cursinho da Poli de São José dos Campos, Miriele Amorim, explica que “historicamente, o Enem aborda temas que, de alguma forma, influenciam a sociedade, principalmente, problemas de sociais e de críticas à sociedade”.

Então, não teremos como tema um assunto totalmente desconhecido. Sempre serão problemas que afetam a sociedade em geral e que, bem provavelmente, você mesmo enfrenta ou conhece alguém que é afetado. O Enem também não costuma abordar temas muito polêmicos ou recentes, cuja a discussão ainda esteja em curso, como, por exemplo, Reforma da Previdência ou legalização da maconha.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

Isso não significa que você não deva ficar por dentro desses assuntos e outros que estão frequentemente nos noticiários. “Não são temas que o Enem tratará agora em sua redação, mas ainda assim, são temas importantes e necessários à discussão”, enfatiza Miriele.

Leia também: Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000

+ Redação: quais termos não usar na redação do Enem

Temas para redação do Enem 2019

A professora Miriele listou 8 possíveis temas de redação para o Enem 2019! Confira a lista:

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

1. Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

Dentro desse tema, vale estudar as políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento. “A capital São Paulo, por exemplo, sofre constantemente com trânsitos quilométricos e que, mesmo tendo alternativas para aliviar o tráfego – como metrôs e rodízios de carro –, ainda está longe de chegar a um nível satisfatório de mobilidade urbana”, completa Miriele.

2. O combate às epidemias no Brasil

Hoje, o índice de epidemias e número de mortes relacionadas a elas ainda cresce, como no caso da dengue e da sífilis e de outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante ficar atualizado sobre o problema e pesquisar políticas de prevenção.

3. O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado no últimos anos pela melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levam a esse aumento e como continuar o crescimento.

4. A evasão escolar em questão no Brasil

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

5. Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

O bullying ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

6. O combate à depressão na sociedade brasileira

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, tornar-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. “No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2016 ocorreu 1 caso a cada 46 minutos”, lamenta a professora.

7. A importância da preservação do meio ambiente

Esse tema é uma pauta verde que sempre está em discussão. Vale se inteirar de programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.

8. O perigo da escassez da água no Brasil

Outra pauta verde é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante você entender as causas e consequências dessa crise e pesquisar as políticas que já estão em prática para resolver o problema e as possíveis soluções futuras.

Extra: Os temas previstos para o Enem de 2018 ainda estão atuais e podem ser tema na redação de 2019. Para conhecer esses temas, leia a matéria “5 possíveis temas de Redação do Enem 2018“.

Mantenha-se atualizado e preparado

A dica da professora Miriele é se manter informado, por meio dos noticiários e mídias sociais, ler bastante e assistir filmes para aumentar o repertório cultural. “Também é imprescindível ler notícias de mais de uma fonte, para não ter apenas uma visão sobre o assunto e evitar as terríveis Fake News”, conclui.

Para se garantir ainda mais, faça também redações sobre esses temas, assim você treina sua argumentação e pensa previamente em possíveis soluções.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Manual do Enem

Quer aprender sobre Redação e Português para o Enem de graça e sem sair de casa? Acesse a plataforma Manual do Enem! Lá você encontra os conteúdos mais importantes dessas e de outras matérias e exercícios para treinar. É só clicar aqui e bons estudos! 😉

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!