6 cursos tecnólogos mais procurados em 2019

Compartilhe esta postagem:

O curso tecnólogo é uma modalidade do ensino superior que forma profissionais capacitados para atuar em áreas específicas e para um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O curso do tipo tecnólogo é também chamado de curso superior de tecnologia e não deve ser confundido com curso técnico (nível médio), pois cursos tecnólogos também são graduação (curso superior).

Voltado para o público que tenha concluído o ensino médio, o curso tecnólogo diferencia-se das demais graduações por sua duração média de dois a três anos, e pelo preço das mensalidades, aproximadamente 40% mais baixas do que as mensalidades dos cursos nas modalidades bacharelado e licenciatura, de acordo com dados do Quero Bolsa.

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

Veja também:

Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

O Censo de Educação Superior de 2017, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que o número de matriculados em cursos tecnológicos aumentou 119% entre os anos de 2007 e 2017. Pensando nisso, a Revista QB reuniu os cursos tecnológicos mais procurados em 2019.

Veja a seguir quais são os 6 cursos tecnólogos mais procurados em 2019 no sistema do Quero Bolsa:

1. Gestão de Recursos Humanos

O curso mais buscado na plataforma foi Gestão de Recursos Humanos, que registrou 18% da procura total por tecnólogos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Com duração média de dois anos, a grade curricular do curso é voltada para questões trabalhistas como legislação trabalhista, saúde e segurança no trabalho e negociação de conflitos. Além disso, temas como contabilidade também fazem parte do conteúdo.

Veja também:

Veja o salário médio de um tecnólogo em Recursos Humanos

O tecnólogo dessa área atua com a gestão de pessoas em empresas e instituições. Dentre suas funções, incluem-se o gerenciamento de planos de carreira, planos de recrutamento, execução da política salarial e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.

2. Logística

Com uma porcentagem de buscas de aproximadamente 8% dos cursos tecnológicos, o curso de Logística capacita profissionais para gerenciar sistemas de compras de suprimentos, armazenamento e transporte, com segurança, economia e rapidez.

Veja também:

Comércio Exterior ou Logística?

O curso possui duração média de dois anos e o conteúdo aborda logística de transporte, planejamento de estoques, análise de custos e sistemas de qualidade.

3. Análise e desenvolvimento de sistemas

O curso obteve aproximadamente 7,3% das buscas por tecnológicos e forma profissionais responsáveis por analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação.

Veja também:

Qual estado tem o melhor salário para Analistas de Desenvolvimento de Sistemas?

A grade curricular, distribuída em aulas teóricas e práticas, inclui conteúdos de Ciências Exatas, como cálculos, banco de dados e engenharia de software.

Além disso, redes de computadores, comércio eletrônico e programação de sistemas também são estudados ao longo do curso, que possui duração de até três anos.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

4. Estética e cosmética

A busca pelo curso de Estética e cosmética corresponde a 7,2% dos tecnológicos. Com duração média de dois anos, o curso forma tecnólogos capazes de prestar serviços associados à saúde e ao bem-estar como aplicação de produtos cosméticos e técnicas esteticistas.

Para isso, conteúdos como anatomia e química são estudados ao longo do curso e disciplinas mais específicas, como cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Além disso, conceitos sobre empreendedorismo também são vistos.

5. Marketing

Com 5,4% do total de buscas por cursos tecnológicos e duração média de dois anos, o curso de Marketing forma profissionais habilitados para atuar de forma estratégica na área de vendas.

Veja também:

Publicidade e Propaganda x Marketing: entenda a diferença dos cursos

O conteúdo do curso inclui comportamento do consumidor, branding e pesquisa de mercado. Alguns cursos trabalham conteúdos mais específicos como marketing digital ou varejo.

6. Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira contou com 5% das buscas por cursos tecnológicos. Como o próprio nome já diz, o tecnólogo dessa área é responsável por cuidar das finanças de uma organização.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Com duração média de dois anos, o conteúdo do curso é composto por disciplinas que envolvem cálculos como contabilidade, estatística e matemática financeira. Também fazem parte da grade curricular aulas de direito empresarial, legislação tributária e comportamento organizacional.

Veja também:

Vale a pena ser tecnólogo?

Salário médio tecnólogo: Confira o salário médio de 5 cursos tecnológicos

Quem faz tecnólogo pode prestar concurso público para nível superior?



_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!