5 curiosidades sobre cursos de pós-graduação

Compartilhe esta postagem:

Para quem já concluiu ou ainda está fazendo graduação e quer se especializar ainda mais na sua área, é importante começar a pensar em um curso de pós-graduação. Mas…. tem certeza que você sabe tudo antes de dar o pontapé inicial nessa próxima etapa?

Veja algumas informações básicas que você precisa saber antes de iniciar uma pós e trilhar novos caminhos na sua carreira. Confira:

1. Tempo mínimo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), quando falamos de especializações (ou pós-graduação Lato sensu), a duração mínima também é de 360 horas, tendo normalmente período médio de 18 a 24 meses, ou de no mínimo seis meses.

Leia também:

Site oferece mais de 110 mil bolsas de estudo para pós-graduação

Quem pode fazer pós-graduação?

Siga o Castro Digital nas Redes Sociais:

&nbspInstagram
&nbsp
&nbspFacebook
&nbsp
&nbspTwitter
&nbsp
&nbspWhatsApp .

2. Lato sensu x Stricto sensu, qual é a diferença?

É chamado de pós-graduação Lato sensu todo curso que se segue à graduação e é destinado ao aperfeiçoamento e especialização em uma determinada área da profissão.

Já os cursos designados como Stricto sensu levam o estudante à obtenção de um grau acadêmico que pode variar de acordo com a escolha dele entre o mestrado ou doutorado.

Leia também:

O que é um MBA?

Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

3. Curso à distância é válido?

Sim, o diploma não faz indicação de que o curso foi feito a distância. Até ano passado apenas os cursos de pós-graduação Lato sensu eram autorizados pelo MEC para a modalidade à distância, desde que sejam ofertados por instituições de educação superior credenciadas para educação a distância. A recente portaria 275, do final de 2018, regulamenta a oferta de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância.

Leia também:

Pós-graduação ensina a ser dono do próprio negócio

Por que decidi fazer uma pós-graduação?

4. Posso fazer a pós-graduação em outra área?

Qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação na área que preferir. Porém, é comum que as pessoas prefiram fazer pós-graduação na mesma área da graduação.

Vale dizer que não é possível atuar em algumas áreas que exijam habilitação por meio da graduação. Por exemplo, um engenheiro não pode atuar no Direito, mesmo que tenha feito uma pós na área, pois não é habilitado pela OAB, e vice-e-versa.

Leia também:

Quer mudar de carreira? Faça uma pós-graduação

Dicas para concluir a faculdade e a pós-graduação em menos tempo

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

5. Especialização é sinônimo de pós-graduação?

A especialização está associada à pós-graduação Lato sensu, pois trata do aperfeiçoamento técnico-profissional. O enfoque dos cursos de especialização normalmente está atrelado a ferramentas, técnicas, práticas e estratégias que podem ser aplicadas de imediato na profissão dos pós-graduandos.

Quer fazer uma pós-graduação?

O Quero Bolsa é uma boa solução se você procurando uma pós-graduação com preços que caibam no seu bolso. São mais de 110 mil bolsas de estudo com até 70% de desconto para várias áreas. Com certeza você vai encontrar o curso certo para alavancar sua carreira!

Faça uma pós-graduação e garanta preciosos pontos na prova de títulos de concursos e seletivos.

_

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!