9 benefícios que a nota do ENEM pode trazer

Compartilhe esta postagem:

Confira uma lista de benefícios causados pela nota do ENEM, para você que já fez a prova ou que pretende fazer futuramente. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usada para proporcionar diversos benefícios que estão listados abaixo. Use a nota do ENEM para:

1. Entrar em universidades públicas pelo Sisu

Todos os semestres, universidades federais e estaduais disponibilizam milhares de vagas para candidatos selecionados em função de seu desempenho no ENEM por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Governo Federal.

Quer conhecer suas chances de entrar na faculdade pelo Sisu? Digite sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem.

SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO ENEM

Tudo sobre o Sisu


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

2. Entrar em um curso técnico pelo Sisutec

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um processo seletivo realizado semestralmente. Dependendo do seu resultado do ENEM, você pode conquistar vagas para cursos técnicos em instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.

Tudo sobre o Sisutec

3. Conseguir bolsas de estudo pelo Prouni

A nota obtida no ENEM serve como critério de classificação para o Prouni (Programa Universidade para Todos). Quanto maior a nota, maiores as chances de se obter o benefício.

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em faculdades privadas. Para concorrer, os candidatos têm de comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Você pode ter uma ideia das suas chances de conquistar uma bolsa de estudos pelo Prouni digitando a sua nota no Simulador de Notas de Corte do Enem.

Clique na imagem para fazer a simulação com a sua nota

Tudo sobre o Prouni

4. Conseguir bolsas de estudo diretamente na faculdade privada

Além do Prouni, que oferece bolsas de estudo por meio do Governo Federal, algumas faculdades privadas dão bolsas para estudantes que mandaram muito bem no ENEM, independente do MEC. É o caso da Universidade Cruzeiro do Sul, que dá bolsas de até 100% durante todo o curso para alunos que tenham obtido média de 750 pontos no ENEM ou mais.

5. Conquistar um financiamento da faculdade pelo Fies

O ENEM também é indispensável para conseguir o financiamento da sua faculdade pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). É preciso obter média igual ou superior a 450 no ENEM, não ter zerado a redação e possuir renda mensal familiar bruta, por pessoa, de até cinco salários mínimos para participar da seleção para uma das modalidades do Fies.

É possível solicitar o financiamento de desde 10% do valor da mensalidade até 100%. No entanto, o valor mensal total a ser pago à instituição não pode ser superior a R$ 5 mil. Para saber qual financiamento você pode receber é necessário calcular de acordo com a sua renda familiar bruta mensal por pessoa e considerar seu nível de comprometimento da renda com a mensalidade, o valor máximo de financiamento depende do valor obtido.

Você pode ter uma ideia das suas chances de conquistar um financiamento pelo Fies digitando a sua nota no Simulador de Notas de Corte do ENEM.

SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO ENEM

Tudo sobre o Fies

6. Entrar na universidade sem prestar vestibular

Muitas faculdades e universidades particulares aceitam a nota do ENEM para ingresso na instituição, isentando o candidato da necessidade de prestar o vestibular. Grandes instituições como a Anhanguera e Unip aceitam a nota do ENEM para entrar na faculdade.

Encontrar bolsas de estudo

7. Estudar em uma universidade em Portugal

O desempenho no ENEM é aceito como critério de seleção para ingresso em cerca de 30 universidades de Portugal. Instituições como a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Lisboa participam do convênio. Saiba mais aqui nesta matéria: Como usar a nota do Enem para estudar em Portugal.

8. Fazer um intercâmbio internacional pelo Ciência sem Fronteiras

Já pensou em estudar no exterior com uma bolsa de estudos do governo? Para se candidatar a uma vaga no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) é exigido que o aluno tenha obtido pelo menos 600 pontos no Enem, considerando os testes aplicados a partir de 2009. Saiba mais no site do CsF.

9. Ajudar na sua vida profissional

Se você vai se inscrever para vagas de emprego nas quais precisará trocar e-mails, conversar com clientes de diversos níveis, trabalhar com contratos e análise de documentos, coloque sua nota como uma observação em seu currículo ou fale a respeito do seu desempenho durante o processo seletivo. Esse pode ser o diferencial que colocará você à frente dos concorrentes. Já se sua candidatura for para vagas que envolvam raciocínio lógico, uso de gráficos, análises técnicas, números e mais números, é hora de valorizar sua boa nota, também no currículo ou falando a respeito disso no processo seletivo. Saiba mais aqui.

E se você não fez o ENEM, não tem problema! O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% para cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EaD em mais de 1.200 faculdades em todo o Brasil, sem a necessidade de comprovação de baixa renda nem a apresentação da nota no Enem. É sem burocracia, mas as bolsas são limitadas. Acesse www.querobolsa.com.br ou ligue para 0800 941 3000, fale com o melhor atendimento do Brasil e garanta a sua bolsa de estudo.

________________________

Texto da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!