7 formas de aprender Matemática de maneira mais eficiente

Compartilhe esta postagem:

A matemática muitas vezes é tratada como vilã, tudo que se correlaciona com essa disciplina, independentemente do lugar, já transmite medo, e isso é ruim para todo o processo de desenvolvimento matemático da sociedade. E desfazer esse medo historicamente construído é um processo difícil, porém, possível. Entrando na premissa de que o indivíduo constrói a sociedade e a sociedade faz o indivíduo concomitantemente, é possível observar que é necessário buscar caminhos para que os indivíduos se desenvolvam o máximo possível nessa área, fazendo que outras gerações e outros indivíduos possam também se desenvolver. É com essa intenção que apresentarei aqui sete formas de melhorar seus conhecimentos nessa área.

1. Faça exercícios diariamente!

Matemática não é decoreba, matemática é raciocínio, é prática, Imagine a matemática como uma corrida, se você tentar correr 10 quilômetros e tiver acostumado apenas com um quilômetro, você não irá conseguir. Pratique essa área do conhecimento com pelo menos 10 questões por dia. É como dizia Barão de Montesquieu: “Só se conhece o que se pratica”.

2. Cuidado com os “platôs”!

Quando fazemos alguma coisa por determinado período de tempo a tendência é diminuirmos ou voltarmos a inércia completamente o nosso avanço e muitos acabam desistindo por aí, não é por que não se tem os esparados avanços positivos e rápidos que devemos desistir dela, depois de um bom período com um “platô” existe um aumento gradativo do nosso progresso.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

3. Use o WhatsApp!

Muitos dizem que esse é o vilão de todo estudante, que se você quiser aprender coisas novas e melhorar seu estudo é necessário cortar o APP de sua vida, mas não! Você não precisa desinstalar ele do seu celular. Crie um grupo de estudos e de resoluções de problemas, envie no grupo questões que não esteja conseguindo resolver sozinho e discuta com seus colegas e professores que estejam lá.

4. Use o YouTube!

Existem várias formas de aprender algo novo. Alguns aprendem melhor com áudios, outros com textos e outros com imagens. Os vídeos, portanto, podem ser considerados a junção desses três. A facilidade que temos de aprender algo utilizando vídeos é incontestável. Por isso, aproveite essa plataforma o máximo que puder. Existem vários canais que podem ti ajudar muito, como por exemplo: Exatas Exatas, Me Salva, Ferreto Matemática, Matemática Rio, Portal da Obmep, Marcos Aba e Etc.

5. Risque sua parede!

Nossa mente funciona usando dois tipos de memória: curto prazo e longo prazo, a de curto prazo armazena as coisas que nosso subconsciente acha fútil enquanto a de longo prazo armazena somente as necessárias para o nosso subconsciente. Infelizmente, não podemos controlar diretamente nosso subconsciente para fazer ele armazenar determinado conteúdo, então é interessante achar uma forma de burlar o sistema. Toda vez que vemos algo que vimos há um tempo o cérebro se força a buscar os dados e isso aciona um grau de importância naquilo. Depois que revemos a coisa muitas vezes acabamos por fixar aquilo na memória de longo prazo, então minha dica é: Risque sua parede! Coloque fórmulas da área que você está estudando e tente desenvolvê-las nas questões dez questões que mencionei antes, pois não adianta lembrar da fórmula e não saber desenvolver.

6. Beba café!

Chega um momento em que não temos mais energia pra absolutamente nada, muito provavelmente por que ficamos a noite inteira acordados vendo status no Whatsapp ou no Instagram, madrugando assistindo séries na Netflix ou debatendo sobre política no Facebook e por isso é interessante beber um pouquinho de café, não exagere, pois em exagero pode trazer dependência.

7. Ensine!

Ensinar força seu cérebro a aprender um conteúdo e ver todas as variáveis relacionadas a esse conteúdo, o que facilita a sua aprendizagem. Se você tiver vergonha de ficar na frente de uns 5 colegas ensinando algo, tente sozinho, vá pra frente do espelho e comece a explicar o conteúdo. É como dizia Albert Einstein: “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”.

___________________________

Elaborado por Napoleão de Sousa Carvalho Junior, acadêmico de Matemática (IFMA) e Sistemas da Informação (Estácio).

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!