Convite para o III Encontro Maranhense de Agroecologia em Bacabal – MA

Compartilhe esta postagem:

O III Encontro Maranhense de Agroecologia (III EMA) ocorrerá entre os dias 01 a 03 de março de 2018, no Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA Bacabal). O objetivo é reunir pessoas de todas as regiões do Estado que estão diretamente envolvidas na construção da Agroecologia, como agricultores(as) familiares, camponeses, povos indígenas, comunidades quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, etc.

A organização do III EMA é feita pela Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA), uma rede estadual formada por organizações, redes e movimentos sociais. Com o lema “Agroecologia no Maranhão: Fortalecendo o Campo e a Cidade” o III EMA pretende reunir em Bacabal as organizações do Campo Agroecológico Maranhense para debater, trocar experiências, fortalecer a construção da Agroecologia no estado através da ampliação da RAMA, demonstrando que a verdadeira Agroecologia praticada no Maranhão é realizada pelas comunidades tradicionais, povos indígenas e pela Agricultura familiar camponesa.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O III EMA é parte do processo preparatório do IV Encontro Regional de Agroecologia da Amazônia (IV ERA Amazônia) que acontecerá em Belém (PA) entre os dias 01 a 05 de abril de 2018 e para o maior evento de Agroecologia do mundo que vai para sua 4ª edição – IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) que acontecerá entre os dias 31 de maio a 03 de junho em Belo Horizonte (MG).

O III EMA, a partir das temáticas e das experiências visitadas e refletidas no processo preparatório realizado no âmbito das Caravanas Agroecológicas e Culturais, buscará identificar, discutir e refletir sobre os principais avanços do movimento agroecológico, na perspectiva de gerar referenciais e de fortalecer os processos de resistência e resiliência em curso no estado, da mesma forma, buscará identificar e promover o debate público dos principais desafios que o movimento agroecológico enfrenta no estado, na perspectiva de viabilizar coletivamente estratégias organizacionais e de incidência e controle social de política públicas que possam contribuir para mitigação ou superação desses obstáculos.

Esses debates e reflexões ocorrerão de forma dinâmica e participativa materializadas nas apresentações criativas dos resultados das Caravanas (carrosséis), mesa de diálogo, conversação e reflexão, espaços de trocas de experiências, aprendizados e sabedorias agroecológicas, grupos de trabalhos, plenárias, feiras de sabores e saberes, atrações culturais, carta política, ato público e negociação com representantes do governo do estado.

Os interessados em participar devem consultar as informações detalhadas na carta convite e programação no link abaixo.

Carta convite e PROGRAMAÇÃO do III EMA (PDF)

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!