Inscrições para o VER-SUS 2018 em Bacabal – MA

Compartilhe esta postagem:

Estão abertas as inscrições para o VER-SUS 2018 em Bacabal – MA (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). O VER-SUS é um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que acontece desde 2002, com foco na formação de trabalhadores para o SUS.

Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos que permitem aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem no próprio cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

A vivência é um processo de imersão teórica, prática e vivencial. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante a Vivência – que dura entre 7 e 15 dias – disponível para atividades do projeto, de forma a compartilhar conhecimentos sobre a gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde.

Enquanto dispositivo, o projeto pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema, entendendo a si próprios como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações. Assim, a proposta é realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do sistema brasileiro de saúde.

Quem pode participar?

Estudantes de graduação em geral, estudantes de ensino técnico e residentes na área da saúde, além de integrantes de movimentos sociais interessados em conhecer mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A participação pode se dar de duas formas:

Viventes: participante selecionado para realizar a vivência (estudantes de gradução, residentes na área da saúde, estudantes de ensino técnico na área da saúde e integrantes dos movimentos sociais).

Facilitadores: Responsáveis por contribuir na problematização das vivências juntamente com o grupo, acolher e encaminhar as demandas surgidas durante a vivência. Só poderão se inscrever para facilitadores, pessoas que já participaram antes de outras vivências.

As inscrições para o VER-SUS Bacabal podem ser feitas até o dia 19 de dezembro de 2017, em duas etapas: primeiro, fazer a inscrição via internet no link abaixo; em seguida, enviar uma carta de intenção para o e-mail da Comissão Organizadora de Bacabal ([email protected]). Estão sendo disponibilizadas 35 vagas para viventes e 05 para facilitadores.

EDITAL VER-SUS Bacabal

INSCRIÇÕES on line e Página de ACOMPANHAMENTO

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!