Diferença entre votos válidos, nulos e brancos

Compartilhe esta postagem:

A diferença entre votos válidos, nulos e brancos confunde a cabeça das pessoas e faz com que muitas pensem que os votos brancos e nulos são dados a um certo candidato, como por exemplo o que tiver mais votos.

Vamos ver a diferença entre cada um deles e acabar com esse mito.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

VOTOS VÁLIDOS

São os os votos nominais, dados diretamente a um candidato, ou os votos de legenda. Isso acontece quando você vai votar e digita exatamente o número do seu candidato.

VOTOS NULOS

São aqueles que não pode ser contado em razão de algum vício na manifestação da vontade do eleitor. Isso ocorre, por exemplo, quando o eleitor pode escolher dois candidatos a senador e vota duas vezes em um mesmo político para a função. Ocorre também quando você digita um número de candidato inexistente e confirma o voto.

Também são anulados os votos de um candidato que venha a ter o seu registro indeferido. No caso de eleições proporcionais, se houver indeferimento de registro de candidatura após as eleições, os votos não serão computados para a legenda do político.

VOTOS BRANCOS

São aqueles que não pode ser contado porque não foi endereçado a nenhum candidato ou legenda. Apesar de a urna eletrônica contar com uma tecla que registra o voto em branco, ele não é contabilizado para o resultado eleitoral.

Os votos nulos e brancos não interferem no resultado das eleições porque não fazem parte dos cálculos eleitorais. E mais importante: votos nulos e brancos não servem e não são destinados a nenhum candidato!

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!