Inscrições para o CNH Rural 2016 do Detran-MA – Concessão grátis de Carteira Nacional de Habilitação para quem mora na zona rural

Compartilhe esta postagem:

O Governo do Maranhão, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou as inscrições para o CNH Rural 2016. O programa visa a formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de motos que exerçam atividade rural, permitindo a obtenção totalmente gratuita da Categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

Nessa etapa de 2016, o CNH Rural vai oferecer 2.100 vagas, sendo 150 divididas para cada um dos 14 territórios que compõem o Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita até o dia 17 de junho de 2016, somente pela internet, no link mais abaixo. O resultado com a lista de selecionados está previsto para ser publicado no dia 24 de junho de 2016, no mesmo link de acompanhamento abaixo. A seleção será feita através de sorteio da Loteria Federal.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA CNH RURAL 2016

• Ter acima de 21 anos de idade, devidamente comprovado por documento de Identidade (não existe idade máxima);
• Ter domicílio em área rural de municípios do Estado do Maranhão;
• Ter concluído o Ensino Fundamental, comprovado por meio de certificado ou declaração emitida por instituição de ensino devidamente registrada no Conselho Estadual de Educação;
• Ter declaração de Aptidão do PRONAF – DAP (pessoa física), de qualquer grupo, inclusive DAP Acessória;
• Não ter sido condenado judicialmente na esfera cível ou criminal pela inobservância da legislação de trânsito;
• Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou reincidente em infração média, conforme artigo 148, § 3º, da Lei Federal nº 9.503/97;
• Possuir Carteira de Identidade ou equivalente (Carteira de Trabalho, por exemplo).

Clique aqui para fazer INSCRIÇÃO e ACOMPANHAMENTO do CNH Rural 2016

E O CNH JOVEM?

O Programa CNH Jovem, que custeia a Carteira Nacional de Habilitação para quem mora na cidade (ou também na zona rural) e tem idade de 18 a 21 anos, será publicada em breve uma matéria a respeito aqui no Portal Castro Digital, assim que o Governo do Maranhão definir os detalhes da seleção 2016 (ainda sem data definida). O CNH Jovem faz a seleção de metade das vagas pela nota do ENEM do ano anterior, e a outra metade por sorteio da Loteria Federal. Se você mora na cidade e quer participar desse programa, volte a acessar sempre a página principal do Portal Castro Digital para não ficar de fora e acompanhar sempre as últimas notícias publicadas.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Não perca jovens rurais de comunidades tradicionais, quilombolas ….essas e outras são políticas reivindicadas para nos jovens rurais vamos melhorar a qualidade do transito do Maranhão.