O que é HOAX? Veja o conceito, características e como reconhecê-los através de exemplos

Compartilhe esta postagem:

Com o advento da internet, diversas práticas, boas e ruins, surgiram e se espalharam pela rede mundo afora. Uma dessas práticas é o HOAX, mas afinal, o que é Hoax? Neste artigo, você aprenderá o conceito, as principais características com exemplos e saberá como reconhecer um hoax.

A palavra Hoax é originária da língua inglesa, pronuncia-se “rôuquis”, que em português quer dizer: embuste, brincadeira, peça, engano, trote.

► COMPARTILHE NO FACEBOOK

► COMPARTILHE VIA WHATSAPP

Portanto, hoax é o termo usado para denominar os boatos falsos que se espalham pela internet. Assim que surgiram, os hoaxes (plural, pronuncie: rôuquisses) começaram a se espalhar por e-mails, e posteriormente, com o sucesso das redes sociais, atualmente usam cada vez mais esse meio de propagação.

O hoax possui informações incompletas com pouca ou nenhuma verdade. Trazem sempre um apelo emocional, com o objetivo de comover as pessoas e fazer com que espalhem a mensagem falsa. Uma das fórmulas usadas nos hoaxes são imagens de pessoas adultas ou crianças e animais acidentados ou com doenças graves.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Por exemplo, quem ainda não viu aquelas fotos de crianças doentes no Facebook com a descrição dizendo que a cada curtida ou comentário será doado um centavo para o tratamento?

O hoax só atinge seu verdadeiro objetivo quando é compartilhado pelas pessoas, fazendo com que mais e mais pessoas continuem espalhando o hoax. Espalhar boatos é típico da natureza humana, principalmente quando se trata de algo comovente e emotivo. Quando o hoax pede compartilhamento com o maior número de pessoas possível, a mensagem pode ser chamada também de corrente.

Uma outra forma que os hoaxes usam para fazer as pessoas compartilharem é o apelo para curiosidade e aquisição de bens de maneira fácil. Por exemplo, uma chamada para uma promoção com a promessa de dinheiro, igual aquelas armadilhas que os bandidos enviam através de mensagens de texto no celular: “Parabéns, você ganhou uma casa no valor de R$ 500 mil, ligue de volta para saber como garantir seu prêmio”; ou veja as fotos da atriz “fulana de tal” totalmente pelada.

A conspiração também faz parte dos hoaxes. Mensagens sobre descoberta da cura de uma doença grave, como câncer ou AIDS, com a não disponibilização do tratamento para as pessoas; perda de um campeonato (Copa do Mundo), de um time favorito para um time mais fraco.

CARACTERÍSTICAS DO HOAX

Algumas das principais características dos hoaxes de forma resumida são:

• Conteúdo apelativo, acompanhado de imagens chocantes (pessoas mortas, doentes, acidentadas, despedaçadas, etc);

• Pedidos do tipo “espalhe essa mensagem para a sua lista de contatos” ou “compartilhe para o máximo de pessoas possível”;

• Uso indevido de nomes de empresas, marcas, organizações não governamentais, pesquisadores renomados, escritores famosos, etc, para fazer o hoax parecer verdadeiro;

• Morte de pessoas famosas como artistas, cantores, atores, modelos, etc.

• Argumentação através de superstição, por exemplo, se não compartilhar, nunca vai arrumar um namorado(a) ou seus sonhos nunca serão realizados, etc.

• Mensagens com letra maiúsculas, fonte grande, cor vermelha, excesso de exclamações e afins;

• Aviso na própria mensagem que aquela mensagem em si não é falso;

• Erros gramaticais grosseiros ou ortográficos em excesso, argumentos repetitivos e até contradições.

• Montagens de imagens a partir de uma original com a criação de fotos falsas, como na imagem abaixo, originalmente clicada no rio Congo e posteriormente, o hoax de uma cobra gigante foi criado e espalhado.

APRENDEU?

Espero que sim! Pois quando o hoax trata-se de uma simples mentira, logo será esquecido. Mas alguns hoaxes envolvem pessoas reais que têm suas vidas totalmente prejudicadas pelo compartilhamento de mentiras.

bb_bid = “1644933”;
bb_lang = “pt-BR”;
bb_name = “custom”;
bb_limit = “5”;
bb_format = “bbh”;

Por exemplo, um hoax compartilhado em 2015 pelo WhatsApp trás a foto de um homem e uma mulher e afirma que são paraguaios sequestradores de crianças, pura mentira! A verdade é que trata-se de um ex-casal do Mato Grosso, separados porque o homem estuprou a filha e o enteado e fugiu.

Originalmente foi compartilhada a foto para tentar encontrá-lo, só que de forma errada, a foto divulgada era do casal, e não apenas do homem. Alguém fez o desfavor de criar a mensagem falsa sobre sequestro e espalhar pelas redes sociais. O homem já se entregou à polícia enquanto a mulher tenta reconstruir sua imagem prejudicada com o compartilhamento da falsa mensagem.

Em maio de 2014, Fabiane Maria de Jesus, foi espancada e morta em Guarujá – SP, ao ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra. Tudo isso porque um idiota divulgou no Facebook um retrato falado e posteriormente uma foto alertando sobre sequestro de crianças em Guarujá.

Mas na verdade, não passava de boato, pois o retrato falado referia-se a um caso ocorrido em 2012 no Rio de Janeiro. As pessoas confundiram as imagens e acharam parecidas com Fabiane, por isso ao ser identificada na rua, ela foi agredida e morta.

Viu o quanto prejudicial o hoax pode ser? Quem espalha hoax também pode ser prejudicado, afinal quem vai confiar numa pessoa que espalha mentiras? Ou pior: Quer contribuir ou ser responsável pela morte de alguém?

Portanto, antes de compartilhar algo, certifique-se de que seja verdadeiro. como? Simples: o Google pode ti ajudar bastante, basta não ser preguiçoso(a) e fazer uma simples busca.


QUER APRENDER MAIS SOBRE O ASSUNTO?

ENTÃO LEIA TAMBÉM:

Vírus Ebola no Maranhão: “nigeriano contaminado chegou ao estado e morreu”

História do surgimento do Hoax e as grandes mentiras da internet

É mentira: seleção da Alemanha não doa hotel para comunidade na Bahia

Não dá para mudar a cor do Facebook, PimpMyWindow é falso

‘Aviso de privacidade’ publicado por usuários do Facebook é falso

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!