O que é HOAX? Veja o conceito, características e como reconhecê-los através de exemplos

Compartilhe esta postagem:

Com o advento da internet, diversas práticas, boas e ruins, surgiram e se espalharam pela rede mundo afora. Uma dessas práticas é o HOAX, mas afinal, o que é Hoax? Neste artigo, você aprenderá o conceito, as principais características com exemplos e saberá como reconhecer um hoax.

A palavra Hoax é originária da língua inglesa, pronuncia-se “rôuquis”, que em português quer dizer: embuste, brincadeira, peça, engano, trote.

Portanto, hoax é o termo usado para denominar os boatos falsos que se espalham pela internet. Assim que surgiram, os hoaxes (plural, pronuncie: rôuquisses) começaram a se espalhar por e-mails, e posteriormente, com o sucesso das redes sociais, atualmente usam cada vez mais esse meio de propagação.

O hoax possui informações incompletas com pouca ou nenhuma verdade. Trazem sempre um apelo emocional, com o objetivo de comover as pessoas e fazer com que espalhem a mensagem falsa. Uma das fórmulas usadas nos hoaxes são imagens de pessoas adultas ou crianças e animais acidentados ou com doenças graves.

Por exemplo, quem ainda não viu aquelas fotos de crianças doentes no Facebook com a descrição dizendo que a cada curtida ou comentário será doado um centavo para o tratamento?

O hoax só atinge seu verdadeiro objetivo quando é compartilhado pelas pessoas, fazendo com que mais e mais pessoas continuem espalhando o hoax. Espalhar boatos é típico da natureza humana, principalmente quando se trata de algo comovente e emotivo. Quando o hoax pede compartilhamento com o maior número de pessoas possível, a mensagem pode ser chamada também de corrente.

Uma outra forma que os hoaxes usam para fazer as pessoas compartilharem é o apelo para curiosidade e aquisição de bens de maneira fácil. Por exemplo, uma chamada para uma promoção com a promessa de dinheiro, igual aquelas armadilhas que os bandidos enviam através de mensagens de texto no celular: “Parabéns, você ganhou uma casa no valor de R$ 500 mil, ligue de volta para saber como garantir seu prêmio”; ou veja as fotos da atriz “fulana de tal” totalmente pelada.

A conspiração também faz parte dos hoaxes. Mensagens sobre descoberta da cura de uma doença grave, como câncer ou AIDS, com a não disponibilização do tratamento para as pessoas; perda de um campeonato (Copa do Mundo), de um time favorito para um time mais fraco.

CARACTERÍSTICAS DO HOAX

Algumas das principais características dos hoaxes de forma resumida são:

• Conteúdo apelativo, acompanhado de imagens chocantes (pessoas mortas, doentes, acidentadas, despedaçadas, etc);

• Pedidos do tipo “espalhe essa mensagem para a sua lista de contatos” ou “compartilhe para o máximo de pessoas possível”;

• Uso indevido de nomes de empresas, marcas, organizações não governamentais, pesquisadores renomados, escritores famosos, etc, para fazer o hoax parecer verdadeiro;

• Morte de pessoas famosas como artistas, cantores, atores, modelos, etc.

• Argumentação através de superstição, por exemplo, se não compartilhar, nunca vai arrumar um namorado(a) ou seus sonhos nunca serão realizados, etc.

• Mensagens com letra maiúsculas, fonte grande, cor vermelha, excesso de exclamações e afins;

• Aviso na própria mensagem que aquela mensagem em si não é falso;

• Erros gramaticais grosseiros ou ortográficos em excesso, argumentos repetitivos e até contradições.

• Montagens de imagens a partir de uma original com a criação de fotos falsas, como na imagem abaixo, originalmente clicada no rio Congo e posteriormente, o hoax de uma cobra gigante foi criado e espalhado.

APRENDEU?

Espero que sim! Pois quando o hoax trata-se de uma simples mentira, logo será esquecido. Mas alguns hoaxes envolvem pessoas reais que têm suas vidas totalmente prejudicadas pelo compartilhamento de mentiras.

Por exemplo, um hoax compartilhado em 2015 pelo WhatsApp trás a foto de um homem e uma mulher e afirma que são paraguaios sequestradores de crianças, pura mentira! A verdade é que trata-se de um ex-casal do Mato Grosso, separados porque o homem estuprou a filha e o enteado e fugiu.

Originalmente foi compartilhada a foto para tentar encontrá-lo, só que de forma errada, a foto divulgada era do casal, e não apenas do homem. Alguém fez o desfavor de criar a mensagem falsa sobre sequestro e espalhar pelas redes sociais. O homem já se entregou à polícia enquanto a mulher tenta reconstruir sua imagem prejudicada com o compartilhamento da falsa mensagem.

Em maio de 2014, Fabiane Maria de Jesus, foi espancada e morta em Guarujá – SP, ao ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra. Tudo isso porque um idiota divulgou no Facebook um retrato falado e posteriormente uma foto alertando sobre sequestro de crianças em Guarujá.

Mas na verdade, não passava de boato, pois o retrato falado referia-se a um caso ocorrido em 2012 no Rio de Janeiro. As pessoas confundiram as imagens e acharam parecidas com Fabiane, por isso ao ser identificada na rua, ela foi agredida e morta.

Viu o quanto prejudicial o hoax pode ser? Quem espalha hoax também pode ser prejudicado, afinal quem vai confiar numa pessoa que espalha mentiras? Ou pior: Quer contribuir ou ser responsável pela morte de alguém?

Portanto, antes de compartilhar algo, certifique-se de que seja verdadeiro. como? Simples: o Google pode ti ajudar bastante, basta não ser preguiçoso(a) e fazer uma simples busca.


QUER APRENDER MAIS SOBRE O ASSUNTO?

ENTÃO LEIA TAMBÉM:

Vírus Ebola no Maranhão: “nigeriano contaminado chegou ao estado e morreu”

História do surgimento do Hoax e as grandes mentiras da internet

É mentira: seleção da Alemanha não doa hotel para comunidade na Bahia

Não dá para mudar a cor do Facebook, PimpMyWindow é falso

‘Aviso de privacidade’ publicado por usuários do Facebook é falso

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!