Concurso 2015 para professor do Maranhão está confirmado em acordo entre Ministério Público e Governo do Estado

Compartilhe esta postagem:

A realização do concurso 2015 para professor da rede estadual do Maranhão, com cerca de 6 mil vagas, foi confirmada em acordo assinado nesta segunda-feira (26), entre o Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e o Ministério Público, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação.

Compartilhe no Facebook

A acordo também garante a contratação temporária de mil professores, por meio de processo seletivo, e a renovação de 4.990 contratos, até a conclusão do concurso público para a categoria. O acordo visa, entre outras medidas, suprir o déficit de professores na rede estadual e o início do ano letivo, sem prejuízo aos estudantes.

Assinaram o acordo o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha; a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; os promotores de justiça Lindonjonson Gonçalves de Sousa (Patrimônio Público e da Probidade Administrativa) e Maria Luciane Lisboa Belo (Educação).

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Sobre o concurso, no documento ficou acertado que o Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Educação, irá fazer diagnóstico sobre a demanda de professores, bem como um cronograma com as etapas de realização do concurso público, cujo edital será lançado ainda este ano de 2015.

CONCURSO DEVE OFERECER 6 MIL VAGAS

O concurso deve oferecer cerca de 6 mil vagas imediatas, pois o objetivo é substituir todos os professores contratados. Para chegar a esse valor de cerca de 6 mil vagas, soma-se a quantidade de contratos renovados (4.990) e os novos contratos (1.000).

EXCEDENTES PODEM SER BENEFICIADOS

Apesar da estimativa de 6 mil vagas, após a realização do certame, muito mais que esse número de professores deverão ser convocados para serem efetivados. Isso levando em consideração que as 6 mil vagas referem-se somente aos contratos temporários, além disso devemos imaginar que ao longo dos próximos anos, diversos professores devem se aposentar, o que vai beneficiar os excedentes do concurso, ao serem convocados para efetivação.

CONCORRÊNCIA ALTÍSSIMA

Uma dica repetida que já foi dada em outras matérias sobre este concurso: comece a estudar desde já! O concurso 2015 para professor do Maranhão será um dos mais concorridos dos últimos anos. Isso considerando os milhares de professores do próprio estado que estão há anos esperando por esse certame, e mais outros milhares de professores de outros estados, sendo o principal deles o Piauí.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    Excelente. Esperamos que o Governo Dino continue realizando seus atos de forma técnica,sem os largos espaços para as somente conveniências políticas.