2015, o ano dos concursos públicos, prepare-se! – Por Welyson Lima*

Compartilhe esta postagem:

O ano de 2015 representa àqueles que aspiram à carreira pública no mercado de trabalho, como o ano do “agora ou nunca”! O fato é que só para este ano a expectativa é de realização de diversos concursos em todo o Brasil. Estão sendo previstos milhares de concursos (com uma boa e notável quantidade de vagas) a serem realizados em 2015, em todas as esferas do setor público (tanto municipal e estadual como também federal).

Compartilhe no Facebook

No entanto, sabe-se que não é tarefa fácil ser aprovado em um concurso público, uma vez que a concorrência e exigência de conhecimentos para a ocupação dos cargos, cada qual em seu nível, exigem dos candidatos muito esforço e dedicação árdua nos estudos, o que leva, em evidência, milhares deles a buscarem cursinhos preparatórios. Além do mais, essa preparação tem de ser feita com muita antecedência, uma vez que a cada ano só aumenta o número de pessoas desejosas a um emprego público, visto que todo mundo quer “um lugar ao sol”.

Mesmo com a grande quantidade de provas públicas que acontecem, ano após ano, tanto na esfera municipal, estadual e na federal, ainda assim a concorrência é expressivamente enorme. Só para se ter uma ideia, no último concurso realizado pela Caixa Econômica Federal, em março do ano passado, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas se inscreveram. Pois bem, como dito anteriormente, todos querem um lugar ao sol, e a carreira pública oferece muitas vantagens.

OS BENEFÍCIOS DE SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO

O que leva muitos a desejaram a carreira pública? A resposta é simples: estabilidade empregatícia e melhor qualidade de vida. Os concursos públicos se constituem como a maneira mais democrática de se conseguir emprego e buscar uma qualidade de vida melhor, isso é indiscutível. Os benefícios são evidentes e surgirão certamente com o êxito da aprovação, os quais, em suma, são: bons salários, segurança na profissão, estabilidade, vida digna.

Porém, é necessário ter em mente que não se deve pensar apenas no dinheiro no momento da escolha da função pública, é necessário saber se você terá afinidade com o cargo ao qual escolheu (nesse sentido, conhecer o edital é primordial), sob pena de não ser um infeliz no exercício profissional. A opção por um cargo público é como a escolha de um curso superior e posterior qualificação profissional, deve ter a certeza de que é aquilo que realmente se quer para a sua vida. Conseguir um espaço na função pública é difícil, não há facilidades para atingir essa meta e não há outro método para ter êxito, a não ser: estudar, estudar e estudar!

*Welyson Lima é acadêmico de Letras na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal.

Leia também:

Lista de concursos previstos para o ano 2015

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!