Nojeira no matadouro de Bacabal causa interdição e a cidade fica sem carne bovina

Compartilhe esta postagem:

O Matadouro Público de Bacabal – MA foi interditado na última semana de agosto de 2014 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, através de ação do Ministério Público, impetrada pela Promotoria de Justiça de Bacabal. Desde então a população está sem comer carne de boi e os açougueiros dos mercados sem poder trabalhar.

Compartilhe no Facebook

O principal motivo da interdição é a nojeira do local, conforme fotos mais abaixo. Os dejetos da matança do gado, como fezes e sangue, são jogados diretamente no rio Mearim sem nenhum tratamento. Por trás do matadouro, uma lagoa para decantação do sangue não consegue cumprir o objetivo. Urubus e cachorros são visitantes assíduos do local.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Esta já é a segunda vez que o matadouro foi interditado na gestão do Prefeito José Alberto Veloso. Mas em administrações anteriores o local também foi interditado, o que demonstra que a nojeira no matadouro de Bacabal não é novidade, mas vem ocorrendo desde sempre.

A interdição anterior aconteceu em agosto de 2013, há exatamente um ano. A prefeitura não cumpriu o acordo firmado com o Ministério Público na época e também não pagou a multa anterior que foi no valor de R$ 70.000,00 (Setenta mil reais), agora a prefeitura foi multada outra vez com valor bem maior, chegando a 170.000.00 (Cento e setenta mil reais). Segundo informações do Ministério Público, a Prefeitura de Bacabal pediu um prazo para apresentar uma proposta.

Zé Alberto é um dos maiores pecuaristas da região. Com a interdição do matadouro seus negócios ficam prejudicados, afinal, onde vai matar seus bois? Mas ele tem como se manter sem maiores preocupações. As pessoas que vivem diretamente da matança de gado, como os açougueiros e magarefes, estes sim tiveram seu trabalho diretamente prejudicado.

Por outro lado, a população vai ficar uns dias sem comer carne bovina proveniente de um local sem as condições de higiene adequada. Quem quiser comer carne de boi, vai ter que comprar a industrializada comercializada nos supermercados e mercearias.

_________________________
Fotos: Ray Lima (Blog Falando Sério).

Fique por dentro das notícias e novidades de Bacabal – MA, curta a página de fãs da cidade no Facebook ->

E participe também do grupo da cidade de Bacabal – MA no Facebook acessando

o link -> Facebook.com/groups/Bacabal – MA

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!