Bacabal é pré-selecionada pelo MEC para curso de Medicina em universidade particular

Compartilhe esta postagem:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (2), uma lista com 42 cidades pré-selecionadas para receber cursos de Medicina em instituições particulares, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Médicos. Esta é apenas uma primeira etapa de seleção, posteriormente ainda será analisada infraestrutura da cidade e do campus onde o curso deve funcionar.

Compartilhe no Facebook

Para serem selecionadas na primeira etapa de pré-seleção, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não serem capitais de Estado e não contarem com graduação de Medicina. Na segunda fase, as cidades deverão cumprir requisitos de infraestrutura, como presença de hospital de ensino, número de leitos e programas de residência. Há ainda uma terceira etapa, em que o MEC analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde do município.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A única cidade pré-selecionada do Maranhão é Bacabal. A cidade ainda não conta com transporte público coletivo, o que dificulta a vida dos acadêmicos de diversas instituições de nível superior que estão instaladas na cidade. A saúde pública de Bacabal também vai de mal a pior. A cidade ainda não tem, pelo menos no momento, nenhuma instituição particular de nível superior com estrutura para ofertar o curso de Medicina.

A seleção de municípios para a adoção de novos cursos de medicina faz parte do Mais Médicos, iniciado em julho, que tem o objetivo de levar mais profissionais de saúde às periferias das grandes cidades e ao interior do País. O governo federal prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina, além de 12 mil em residência médica.

As cidades pré-selecionadas são:

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro; Ceará: Crato; Maranhão: Bacabal; Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes; Piauí: Picos; Pará: Ananindeua e Tucuruí; Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama; Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo; Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim; Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas; Rio de Janeiro: Três Rios; São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos; Goiás: Aparecida de Goiânia.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!