Prefeitura de Bacabal realiza capacitação de professores alfabetizadores

Compartilhe esta postagem:

Professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Bacabal participaram da IV Semana de Formação do Pacto Nacional Pela Idade Certa (PNAIC). A capacitação foi promovida pela secretaria municipal de educação e aconteceu no auditório do colégio Prefeito José Vieira Lins, local onde também aconteceram as oficinas e rodas de discussões com temas diversos.

O prefeito José Alberto Oliveira Veloso, acompanhado pelo deputado federal Alberto Filho, secretários municipais e vereadores, participou da solenidade que abriu a semana, sendo recepcionado pelo secretário municipal de educação professor doutor Walter de Mesquita Carneiro. Na solenidade todos comemoram a recente passagem do Dia do Professor.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

O prefeito José Alberto Veloso e o deputado federal Alberto Filho fizeram uso do evento para promover a entrega de um kit composto por aparelhos celulares e notebooks aos professores. O prefeito destacou que a meta da sua administração é investir para que os alunos da rede municipal de ensino possam está alfabetizados 2 anos antes do prazo estipulado pelo governo federal.

Já o deputado federal Alberto Filho lembrou que é através da educação que a sociedade consegue obter conhecimentos e se preparar para os desafios que se apresentam. Por isso, para ele é importante valorizar os professores assegurando os seus direitos como educadores.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!