Celular smartphone e tablet também precisam de antivírus

Compartilhe esta postagem:

É cada vez mais crescente o uso de celulares do tipo smartphone e tablets para acesso à internet. Com isso, cresce também o número de ameaças virtuais. Os temidos vírus, tão conhecidos do mundo dos computadores, chegam com força total aos smartphones e tablets. Mas saiba que há softwares para proteger seu aparelho, conforme explicado a seguir.

Compartilhe no Facebook

Uma pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2013 pela F-Secure Labs, empresa especializada em segurança virtual, detectou que o número de novos tipos de malwares (programas do mal) para celulares cresceu 49% em relação ao último trimestre de 2012. E dos 149 malwares encontrados, 91,3% afetam o Android, fazendo desse sistema operacional o mais frágil e mais atacado de todos.

Portanto, se você tem um smartphone ou tablet com Android, ou qualquer outro sistema operacional, é altamente recomendado que instale um programa antivírus. A instalação pode ser feita a partir da loja de aplicativos de cada sistema. No Android, por exemplo, é a Play Store. Os antivírus possuem versões grátis ou paga, e versões específicas para smartphone ou tablet, isso será detectado automaticamente pelo sistema, quando você acessar a loja de aplicativos.

Dentre os antivírus que estão no mercado, há o Zoner Antivirus Free, eu uso este para smartphone com Android. Ele é grátis e tem proteção contra vírus, permite enviar mensagem privada, filtragem do telefone, encontrar o celular desaparecido, controle de autorizações para execução de aplicativos, dentre outras funções.

Outra opção é o Kaspersky Mobile Security. Ele tem proteção em tempo real, rastreamento por GPS ou Wi-Fi, lista negra de números, dentre outras funções. Ele roda em Android, BlackBerry, Sybian e Windows Mobile. para estes sistemas operacionais há também outras opções de antivírus como Wave Secure, da empresa McAfee. Somente para Android, você ainda tem a opção do AVG Mobilation Antivirus, com versão grátis e paga, e o Norton Mobile Security Beta, que por estar na versão beta, também é de graça.

E então? Agora que você sabe dessas informações, se ainda não instalou, recomendo instalar um antivírus no seu celular smartphone ou tablet o mais rápido possível. Certamente você usa seu aparelho para efetuar login em sistemas como Facebook, conta do Google e outros. Já pensou ter sua senha e outras informações como fotos e demais arquivos roubados ou estragados? Ah, mais uma coisa: sempre instale programas diretamente da loja de aplicativos do aparelho.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!