Simulado on-line para provas do ENEM 2013 com questões objetivas e redação e premiação de um tablet

Compartilhe esta postagem:

O Jornal Folha de São Paulo, em parceria com a Adaptativa, empresa de tecnologia educacional, criou um simulado on-line com questões objetivas e redação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (ENEM). Serão 180 perguntas inéditas, distribuídas pelas quatro grandes áreas do conhecimento do ENEM: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação e matemática.

Compartilhe no Facebook

Para fazer o simulado on-line da prova do ENEM 2013, o interessado deve fazer a inscrição grátis no link abaixo, e no período de 16 a 22 de setembro (qualquer dia nesse intervalo), acessar o mesmo link para responder as questões em duas etapas, correspondente aos dois dias de provas.

As questões serão corrigidas na simulação com a mesma tecnologia utilizada pelo MEC, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse sistema dá maior pontuação às questões mais difíceis, considerando o índice de acerto das perguntas no grupo que faz o exame.

A TRI também permite a redução da importância das perguntas que foram aparentemente “chutadas” pelos estudantes. Com isso, 150 acertos não significam necessariamente 150 pontos na prova. Depende de quais questões foram acertadas.

O boletim de desempenho contendo as notas e a análise de desempenho individual de cada participante estará disponível a partir de 4 de outubro, pelo mesmo site.

“Isso é importante porque o aluno tende a estudar sempre aquilo que gosta e que vai bem. Mas pelo relatório ele saberá exatamente quais áreas precisará se dedicar mais”, explica o engenheiro Clécio Lima, da Adaptativa, um dos responsáveis pela elaboração do simulado.

O primeiro colocado nas questões objetivas ganhará um tablet Galaxy 2.7 de 16 GB.

O simulado Folha-Adaptativa traz ainda redação, uma novidade nesse tipo de exame eletrônico. A correção das redações será feita de maneira colaborativa pelos próprios alunos.

Depois de receber a correção do seu texto, o usuário será convidado a reescrevê-lo e a submetê-lo novamente. Esse sistema já existe, por exemplo, em sites internacionais de aprendizado de idiomas. No Brasil, em simulados para o Enem, é novidade.

“Sabemos que os estudantes aprendem muito lendo e corrigindo textos uns dos outros”, diz Lima, da Adaptativa.

Clique aqui para se inscrever no simulado on-line das provas do ENEM 2013

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!