Desrespeito: INSS de Bacabal não tem médicos peritos e faz segurados de besta em outras cidades

Compartilhe esta postagem:

A Agência da Previdência Social (APS) de Bacabal – MA está cometendo uma grande falta de respeito com os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam dos serviços de perícia médica nesta unidade. O INSS de Bacabal não dispõe de médicos peritos e também não há previsão para que estes profissionais sejam lotados em Bacabal.

Compartilhe no Facebook

Os médicos peritos que trabalhavam na APS de Bacabal se aposentaram há alguns meses. Desde então a unidade ficou sem estes profissionais para a realização de perícias médicas, um dos serviços mais requisitados ao INSS. Para resolver este problema, temporariamente (ou seria eternamente?), foi adotado duas soluções.

Eventualmente, em um dia da semana, médicos peritos de outras cidades vêm fazer perícias em Bacabal. A outra alternativa é que a maioria dos segurados estão tendo as perícias marcadas para outras cidades do Maranhão, com prazos de até três meses. Essa segunda solução gera inúmeros transtornos para os segurados. Um deles é que o segurado tem que ir para a cidade onde a perícia foi marcada um dia antes da data, pois se ele chegar atrasado, não faz a perícia e tem que remarcá-la.

E o pior de tudo é que o INSS está fazendo os segurados de besta. As pessoas gastam com passagem e hospedagem mas, antes de ir para outra cidade, é impossível adivinhar se o médico perito vai estar presente, sendo que caso o médico falte, todo gasto é perdido e a perícia tem que ser remarcada. Foi exatamente isso que aconteceu com um segurado, acompanhado com exclusividade pela reportagem do Portal Castro Digital.

A situação fica pior no caso dos segurados especiais (trabalhadores rurais e pescadores). Estes não possuem nenhuma fonte de renda fixa, certamente que, quando solicitam um benefício do INSS é porque já não têm condições de trabalhar, sobretudo em serviço pesado. Passar meses, até ano, tentando fazer uma perícia médica no INSS é uma grande falta de respeito.

Este problema de falta de médicos peritos no INSS de Bacabal só vai ser resolvido quando o Ministério da Previdência Social, além de construir mais APSs, dotar todas elas com os mais diversos profissionais, desde médicos peritos, atendentes e demais funcionários.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!