Aterro sanitário não é viável para Bacabal, afirma prefeito Zé Alberto

Compartilhe esta postagem:

A implantação de um aterro sanitário é uma das reivindicações do Movimento Vem Pra Rua em Bacabal – MA. O assunto foi cobrado diretamente do prefeito José Alberto Veloso e seus secretários, na reunião que aconteceu com representantes do movimento na noite do dia 26 de junho, quando foi realizada a segunda manifestação.

Compartilhe no Facebook

Quando questionado sobre a implantação do aterro sanitário, Zé Alberto respondeu: “eu acho que não é viável para Bacabal, então nós vamos reciclar o lixo, é mais fácil.” Mas antes de cobrar sobre o aterro, os manifestantes questionaram sobre a coleta seletiva do lixo, e o prefeito respondeu: “eu tentei fazer isso, fui conversar com um amigo meu que fez isso na cidade (dele), ele acha que não é viável”.

Ao ser questionado do motivo do aterro sanitário não ser viável para Bacabal, Zé Alberto respondeu que: “é mais ‘dependioso’, reciclando é mais fácil, é mais ligeiro, reciclando é melhor que limpa o terreno”. Nesse ponto os manifestantes ficaram sem entender e surgiu o seguinte questionamento: como é que o prefeito quer reciclar o lixo mas não quer implantar a coleta seletiva?

Dinte do “embanamento” do prefeito nas respostas para os manifestantes, o secretário de obras, João Carvalho, explicou que a implantação de cestos de lixo para coleta seletiva é possível, mas não em todos os lugares. Segundo o secretário, os pontos ideais seriam praças, mercados, rodoviária, ele disse também que isso depende de estudo e que já está em fase de elaboração um projeto para implantação dos cestos e posteriormente, licitação para compra.

O Movimento concordou com a ideia da reciclagem do lixo, pois isso geraria renda e ajudaria, por exemplo, os artesãos. No entanto, nem todo tipo de lixo é possível reciclar, de qualquer forma, a Prefeitura de Bacabal obrigatoriamente tem que implantar um aterro sanitário na cidade.

Veja abaixo o vídeo do momento da reunião entre prefeito e manifestantes em que é tratado sobre o assunto do lixo a partir dos 9 minutos.

Parte 9/10

Assuntos: resposta do prefeito, PROCON, área verde de Bacabal, secretaria do meio ambiente, pagamento do piso nacional dos professores, corpo de bombeiros, criação da guarda municipal, coleta seletiva de lixo, aterro sanitário, sinalização de trânsito nas ruas, duplicação da ponte sobre o rio Mearim, apreensão de animais abandonados.


Veja todos os vídeos das reuniões dos manifestantes com vereadores e prefeito de Bacabal

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!