Vídeo da reportagem do Fantástico: Bacabal não tem bombeiros e usa fezes para apagar incêndios

Compartilhe esta postagem:

O Programa Fantástico da Rede Globo exibiu neste domingo (7) uma reportageme especial sobre a ausência do corpo de bombeiros em diversas localidades do Brasil. A cidade de Bacabal foi a que mais se destacou na reportagem, pois assim como as outras, não possui corpo de bombeiros mas há um diferencial: foi a única que por duas vezes usou fezes de caminhão limpa-fossa para apagar incêndios.

Veja mais abaixo o vídeo completo da reportagem.

Os dois incêndios apagados com fezes em Bacabal aconteceram em dezembro de 2011, quando um depósito de reciclagem pegou fogo – [clique para ver a reportagem com fotos], e em outubro de 2012, quando uma empresa vulcanizadora de pneus incendiou – [clique para ver a reportagem com fotos].

“Como Bacabal não tem Corpo de Bombeiros, quando ocorre um incêndio desses, teria que vir uma equipe da capital, São Luís, que fica a quase 250 quilômetros de distância. Sabe o que aconteceu? O improviso chegou ao ponto do limpa-fossa ser usado para apagar o fogo.”

“Perguntaram: ‘Ei, aí é água?’. Eu digo ‘não, é fezes, mais ou menos uns quatro mil litros de fezes’. ‘A gente está precisando, que aqui o fogo está demais’”, relembra Jaelson Santos Souza, motorista do caminhão limpa-fossa. “Não fica muito cheiroso não. O importante é resolver o problema”, diz.

“Sobre o incêndio em Bacabal (MA), especialistas afirmam: foi sorte ninguém ter se ferido, em outubro passado. ‘Isso aí é uma atitude de desespero, correndo risco, inclusive, depois de virarem vítimas’, alerta o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo Paulo Chaves de Araújo.”

Atualmente está em andamento no Maranhão um concurso para o Corpo de Bombeiros com 150 vagas para todo estado, sendo 15 para Bacabal. Mas até que uma unidade de bombeiros seja instalada na cidade, ainda falta muita coisa além de recursos humanos, o local de instalação e principalmente os equipamentos.

Enquanto isso nossas autoridades e políticos seguem aproveitando para si o dinheiro e benefícios públicos como se nada tivesse acontecido…

VÍDEO DA REPORTAGEM DO FANTÁSTICO SOBRE FALTA DE BOMBEIROS EM DIVERSAS CIDADES DO BRASIL – Clique na seta para reproduzir

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!