Fotos da feira multidisciplinar 2012 do Colégio CEMA de Bacabal – MA

Compartilhe esta postagem:

A Feira Multidisciplinar 2012 do Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, de Bacabal – MA, aconteceu na noite de sexta-feira (30). A escola, que é mais conhecida como CEMA, pertence à rede estadual e oferece ensino fundamental (6° ao 9° ano) e ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A feira envolveu cerca de 600 alunos dos três turnos que abordaram o tema Evolução da Tecnologia. Os subtemas foram: Comunicação Através de Blogs e Sites, Evolução dos Correios, Evolução do Microscópio, Núcleo de tecnologia em educação (NTE), Evolução da Comunicação em Bacabal, Energia, A História da Televisão, Evolução do Celular, Evolução da Robótica, Redes Sociais, Aspéctos Positivos e Negativos da Tecnologia, Academia de Hoje e Evolução da Máquina Fotográfica.

A estudante Carla Elen Vitalino Moura, do 7° ano do ensino fundamental, falou sobre A Comunicação Através de Blogs e Sites. Neste subtema, um dos destaques foi o Portal Castro Digital, como sendo um dos maiores sites da cidade de Bacabal. Segundo Carla Elen, “ser blogueiro é manifestar sua opinião com cautela e respeito, escrevendo com responsabilidade, é ter um conteúdo de qualidade, expor na rede assuntos que gosta e que sejam relevantes para quem vai ler, é postar com amor, pois assim a recíproca será verdadeira por quem ler.”

Alguns alunos da Educação de Jovens e Adultos, nos momentos de preparação para a feira, chegaram a pensar que seriam imcapazes de fazer apresentações para o público. Mas eles contaram com a ajuda de alguns alunos de Pedagogia, coordenados pela professora Livonilde Carvalho, da Universidade Estadual do Maranhão, campus de Bacabal. “Os acadêmicos da UEMA contribuiram junto com os alunos do CEMA na organização e trabalho do tema escolhido, motivação dos alunos que estavam nervosos e não queriam apresentar, por isso a motivação foi bastante trabalhada”, destacou a professora.

Para Alzenir Silva Carvalho, coordenadora da escola, “essa feira, assim como todas, é de suma importancia para a comunidade escolar e principalmente a aprendizagem dos alunos”. Ela destcou também que uma feira como essa dá muito trabalho para organizar, porém o mais importante é o resultado que é gratificante. “Tanto os professores e coordenadores, quanto os alunos, se sentem gratificados com o resultado poque é uma feira que todo mundo gosta e eles aprendem muito ao pesquisar e fazer os trabalhos, eles mesmo produzem esses trabalhos e com isso a aprendizagem vai surgindo, por isso é gratificante”, reafirma a coordenadora.

Jackson Andrade e Marisa Vaconcelos, diretor geral e diretora adjunta respectivamente do CEMA, destacaram a importância da realização de mais uma feira multidisciplinar.

“A feira é um trabalho desenvolvido pela escola para finalizar o terceiro periodo. Então é de suma importância porque o Manoel Campos Sousa vem através dessa feira mostrar toda aprendizagem do aluno no decorrer do ano, um momento de interação, de crescimento e de conhecimento. Também podemos perceber a relação que a escola tem com a comunidade, pois a presença foi intensa. Percebemos que a nossa escola tem fortalecido a parceria entre a comunidade. Essa feira mostra o conhecimento do aluno e a integração que a escola tem com a comunidade”, disse Marisa Vasconcels.

“O que agente ver de importante é o empenho dos alunos em se envolver e pesquisar os assuntos que foram escolhidos dentro do tema principal – Evolucao da Tecnologia. E agente viu que houve empenho e interesse dos alunos para aprender e estar fazendo esta apresentação hoje em mais uma feira multidisciplinar. Os alunos podem tirar vários beneficios, porque a tecnologia tem avançado com muita rapidez, e os nosso alunos têm que estar por dentro desse avanço e com esse empenho deles, com certeza vão aprender muito e tirar proveito dos conhecimentos sobre a tecnologia, destacou Jackson Andrade.


CLIQUE AQUI PARA VER O ÁLBUM COMPLETO COM MAIS DE 170 FOTOS

Ou se preferir, clique aqui para ver as fotos no Facebook

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!