Sabatistas fazem prova do ENEM 2012 somente a noite

Compartilhe esta postagem:

Alunos sabatistas – que guardam o sábado por motivos religiosos – devem fazer a prova do 1° dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (ENEM) somente a partir das 19 horas deste sábado (3). Enquanto a maioria absoluta dos alunos fazem a prova no período da tarde, eles aguardam confinados na sala, esperando a hora da prova.

Mesmo assim, eles entram no local de prova junto com os demais alunos, ou seja, às 13h. Por seis horas, mais de 85 mil candidatos nesta condição ficam confinados antes de realizar o ENEM 2012 em todo o país. No domingo (4), eles fazem a prova no mesmo horário dos outros candidatos.

“No ano passado achei muito bom. Conheci muita gente. É um clima diferente, relaxante, de amizade. Quando você faz a prova no horário normal, sabe que em sua volta tem vários concorrentes e todos estão disputando com você para conseguir alguma coisa. Agora quando ficamos confinados, percebemos que aquelas pessoas são amigas porque elas têm a mesma fé que você, os mesmos objetivos e você acaba criando amizade. É divertido”, revela a jovem sabatista Karolyn Soledad Saavedra Correia, de 18 anos, que pretende fazer vestibular para museologia.

Danilo de Souza Oliveira, de 18 anos, pretende prestar vestibular para análise de sistemas. Para ele, fazer a prova mais tarde que os demais candidatos não significa prejuízo: “É bom para relaxar. Não fica aquela tensão de chegar e já ter de fazer a prova”.

O pastor e professor de religião, Adriano da Silva Resende, acredita que o confinamento ajuda os candidatos sabatistas a manterem a tranquilidade para a hora da prova. O confinamento, segundo ele, é uma demonstração pública da fé que eles professam.

“No sábado de prova eles se reúnem em comunidade, esperam juntos a hora do pôr do sol para fazer o exame e muitos vão com a mente tranquila e em paz porque estão colocando em primeiro lugar a fé que têm. Nós acreditamos que tudo provem de Deus, inclusive nossa inteligência e capacidade intelectual. Essa demonstração pública é também uma demonstração de que acima de tudo existe um Deus que orienta a vida deles”, acredita o pastor.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!