Cancelamento das provas do ENEM 2012 é boato falso

Compartilhe esta postagem:

Mensagens postadas nas redes sociais Twitter e Facebook sobre cancelamento das provas do ENEM 2012, são todas falsas. O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira (26) que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está confirmada para o fim de semana dos dias 3 e 4 de novembro.

O MEC disse que enviou ao superintendente da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, um relatório sobre as falsas mensagens e um pedido para investigação sobre a origem das mesmas.

Com a publicação do falso boato, muitos internautas estavam acessando reportagens publicadas em 2009 pelo portal Terra e pelo jornal “O Globo” sobre o cancelamento do exame naquele ano (em 2009, o Enem foi cancelado após vazamento de provas e precisou ser feita uma nova edição). O ministro da Educação na época era Fernando Haddad (PT), que disputa neste domingo (28) o segundo turno para a prefeitura de São Paulo com José Serra (PSDB).

Segunda investigação do MEC, o boato sobre o cancelamento do ENEM 2012 teve início a partir de um post do usuário Eden Wiedemann no Twitter com a frase “Vai HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem”, e dando link para uma reportagem de 2009 do Terra.

Em reportagem publicada no site do jornal “O Globo”, Wiedermann confirmou ser ligado à campanha de Serra e o conteúdo do post. Mas afirmou que seu post era apenas uma crítica. “Você vai achar na segunda-feira um twitter com esse hoax (mensagem falsa). Eu não fiz hoax. Fiz uma crítica pelo twitter. E eu informo no post em seguida que é de 2009”, disse.

O jornal “O Globo” publicou em seu site uma nota esclarecendo que o link que circulava nas redes sociais era para uma reportagem de 2009. Diz a nota: “O Globo esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site”.

O MEC divulgou em seu portal uma nota esclarecendo que o Enem 2012 está confirmado e será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Muitos estudantes já receberam o cartão de confirmação com o local onde vão fazer a prova.

_______________________

Com informações do Portal G1.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!