II Encontro Estadual de Pessoas com Albinismo é realizado em Salvador – BA
Compartilhe esta postagem:
O II Encontro Estadual das Pessoas com Albinismo foi realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2012, em Salvador – BA. Estavam representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, além de diversas cidades do interior baiano.
O evento inseriu-se na programação do Fórum Nordeste de Gestão em Saúde que aconteceu no Centro de Convenções da Bahia e formigava de gente de todos os cantos do país, reunidas pra discutir diversos assuntos relacionados à saúde.
A APALBA (Associação das Pessoas com Albinismo da Bahia) foi a organizadora do encontro de albinos. Mesas redondas discutiram saúde, educação, direitos humanos, experiências pessoais, trabalho e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência e às pessoas com albinismo.
Profissionais de várias áreas e representantes de associações e de diferentes níveis de governo também compuseram os debates, sempre muito produtivos. Além do caráter de confraternização, o Encontro cumpriu seu objetivo de lutar por políticas públicas de saúde específicas para nós.
Em momento importante, Gabriel – criança albina que saíra de madrugada de casa para o Encontro – entregou carta manuscrita ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele prometeu olhar com carinho para causa albina.
Claro que as pessoas com albinismo têm que fazer a sua parte, organizando-se e apresentando propostas. Se não explicitarmos nossos problemas e contribuirmos na elaboração dessas políticas públicas ninguém fará isso por nós. E uma das ideias que foi proposta no encontro é a criação de uma associação nacional de pessoas com albinismo.




_____________________
Com informações e fotos por Blog do Albino Incoerente.
Seja o primeiro a comentar!