Tutorial: como ver fotos em 360 graus no Google Street View num passeio virtual pelas ruas das cidades

Compartilhe esta postagem:

Este tutorial ilustrado mostra como fazer para ver as fotos de 360 graus das ruas das cidades no Google Street View. Recentemente diversas cidades brasileiras foram incluidas neste serviço, mas nem todos seus habitantes, apesar de serem internautas, sabem ver as imagens, fazer um passeio virtual pela cidade, ver a sua própria casa, flagras de amigos e conhecidos ou até de si mesmo.

O Google Street View, explicando de forma bem resumida, é um serviço de fotos do Google que captura imagens em 360 graus das ruas de diversas cidades do mundo e disponibiliza no seu sistema de mapas na internet chamado Google Maps ou no programa Google Earth.

Neste tutorial foi usada a cidade de Bacabal – MA como exemplo, cujas fotos foram tiradas pelo Google Street View no mês de novembro de 2011. No entanto, as instruções abaixo podem ser usadas para visualizar qualquer cidade, desde que suas imagens estejam disponíveis. Não há uma lista exata de quantas nem quais cidades têm fotos, pois imagens de novas cidades são adicionadas constantmente no sistema.

E só lembrando que este é um tutorial básico, sua destreza em usar o sistema e achar as fotos dos locais desejados vai depender da sua prática. Não esqueça de curtir e comentar este tutorial com seu perfil do Facebook ou do Google/Blogger.

Passo 1:

Acesse o Google Maps através do link www.maps.google.com. Você certamente verá uma imagem como abaixo, mostrando uma foto de satélite dos Estados Unidos. A foto de satélite é caracterizada por mostrar maior parte na cor verde, o que corresponde à vegetação. Se a imagem mostrada for semelhante a que está abaixo, seja dos Estados Unidos ou qualquer outro país, ignore o PASSO 1.2 e vá direto para o PASSO 2.

Passo 1.2:

Caso não veja uma imagem de satélite, verá como abaixo, mostrando apenas o mapa. Nesse caso, recomendo que mude para satélite, basta escolher e clicar na opção do lado superior direito, como mostra a seta da imagem abaixo.

Passo 2:

Na barra de pesquisa indicada na seta abaixo, você pode pesquisar por qualquer local do mundo. No nosso caso, digite Brasil e pressione Enter. Você verá uma imagem como a que está abaixo.

Passo 3:

Agora basta pesquisar pela cidade desejada, seguida pela sigla do estado e o país. No nosso caso, conforme mostra imagem abaixo, pesquisamos por Bacabal, MA, Brasil. Veja que um balão indica o local exato da cidade no mapa.

Passo 4:

Agora é hora de dá zoom e aproximar a imagem. Para isso você pode usar o botão scrolling do mouse (aquela rodinha usada para descer ou subir a página) ou clicar nos botões de mais e menos, conforme indica as setas abaixo. Ao aproximar, veja que vai aparecendo os nomes das ruas. Se o local desejado não aparecer, você pode clicar com o mouse e arrastar para esquerda, direita, para cima ou para baixo, para visualizar as partes que não estão aparecendo.

Passo 4.1:

Na imagem abaixo, é possível ver o estádio Correão de Bacabal bem aproximado.

Passo 5 – Agora sim, como ver a foto em 360 graus:

Outra forma de encontrar o local desejado é fazer uma busca pelo nome da rua, bairro, cidade, estado, conforme mostra a imagem abaixo. Ao encontrar o local de onde quer ver as fotos em 360 graus, basta arrastar o bonequinho amarelo, que sempre fica no local indicado pela SETA 1 e arrastar para o local desejado, na imagem abaixo, a SETA 2.

Passo 5.1:

Após arrastar o bonequinho, é só aguardar para aparecer a foto em 360 graus do local para onde ele foi arrastado. Dependendo da velocidade da sua conexão, a foto pode demorar para carregar.

É possível navegar e fazer um passeio pelas ruas, para isso, basta ir clicando nas setas brancas indicadas pelo círculo na imagem abaixo. A seta vermelha da imagem abaixo, também indica dois botões no canto superior direito O primeiro, ao ser clicado, faz a imagem da rua ser mostrada em tela cheia, o segundo é um X e fecha a exibição da foto da rua e volta para a imagem do satélite, possibilitando fazer uma outra busca ou arrastar o bonequinho para um outro local.

Na imagem abaixo também é mostrada uma faixa branca que indica o alinhamento da rua, para uma navegação mais rápida, ou seja, dá um passo maior no passeio virtual, basta posicionar o mouse emcima da faixa e clicar quando aparecer um circulo ao redo da seta, assim você avançará para a parte da rua que clicou.

Passo 5.2:

Abaixo, uma imagem em tela cheia da rua Getúlio Vargas, centro de Bacabal. Para girar a foto em 360 graus, tanto faz no modo tela cheia ou não, basta clicar e arrastar o mouse para esquerda ou para direita, para cima ou para baixo.

Passo 6:

Uma outra opção de encontrar o local exato que está procurando, é fazer uma busca pelo endereço completo, incluindo número da casa, conforme mostra imagem abaixo. Depois, novamente, para ver as fotos em 360 graus, basta arrastar o bonequinho amarelo para o local desejado.

Passo 6.1:

Abaixo, a foto do local pesquisado no PASSO 6, a rua Magalhâes de Almeida, centro de Bacabal, próximo à agência do Banco do Brasil.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Thiago andré disse:

    Muito bom, pra quem naun conhece bacabal é uma otima ferramenta.

  2. Wallace disse:

    Excelente, já uso bastante esta ferramenta, por vezes quando chego a alguma cidade e ainda a foto é recente fico com a impressão que já estive lá antes.