TRE se enrola ao julgar candidatura de Zé Vieira a prefeito de Bacabal
Compartilhe esta postagem:
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) começou a julgar na tarde desta quinta-feira (23) a candidatura de José Vieira Lins, candidato a prefeito de Bacabal nas Eleições 2012.
Mas o julgamento não foi concluído, está suspenso e não tem data definida para ser terminado. O julgamento é polêmico e os magistrados se enrolaram nas opiniões, ou pelo menos estão com medo de decidir, será?
O juiz Luiz de França Belchior Silva pediu vista do processo. O relator, José Jorge Figueiredo dos Anjos, emitiu voto favorável a Zé Vieira. O desembargador José Bernardo e o jurista José Carlos Sousa Silva votaram contra.
A coligação Bacabal de Novo nas Mãos do Povo, da qual Zé Vieira faz parte, entrou com recurso no TRE-MA depois que a Justiça Eleitoral de Bacabal indeferiu o registro de sua candidatura.
Zé Vieira, segundo a Lei da Ficha Limpa, é considerado ficha suja, pois seu nome consta na lista do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele recebeu recursos federais e não provou que gastou como deveria, por isso foi condenado a devolver o dinheiro, mas nunca devolveu nada.
CANDIDATURA DE ZÉ ALBERTO ESTÁ LIBERADA
A coligação de Zé Vieira também entrou com recurso no TRE-MA para indeferir a candidatura de Zé Alberto, atualmente seu maior adversário político em Bacabal. Mas o TRE julgou o recurso improcedente, ou seja, a candidatura de Zé Alberto segue deferida e liberada.
Zé Alberto fez uma doação em dinheiro no valor de R$ 35 mil para campanha de deputado federal de seu filho, Alberto Filho. Segundo o Ministério Público a doação foi ilegal, pois Zé Alberto, apesar de ser um dos maiores fazendeiros de Bacabal, não tem bens em seu nome que justifique a doação. Por esse motivo, ele foi condenado à perda dos direitos políticos pela justiça eleitoral de Bacabal em março de 2012.
O tribunal Regional Eleitoral do Maranhão vai continuar neste domingo (26) o julgamento que pede o indeferimento da candidatura de Zé Vieira a prefeito de Bacabal nestas eleições 2012.
Ao todo, 734 chegaram ao TRE-MA, mas apenas 475 foram julgados até agora.
O julgamento foi adiado novamente para uma data ainda não confirmada. A previsão é que seja realizado nos dias 03 e 04 de setembro.

Seja o primeiro a comentar!