Vírus DNSChanger deixa milhares sem internet, saiba como se livrar dele

Compartilhe esta postagem:

A partir desta segunda-feira (9), milhares de usuários de internet no mundo todo ficarão sem acesso à rede porque seus computadores estão infectadas por um vírus conhecido como DNSChanger.

Leia até o final e sabia como verificar se este vírus está em seu computador e o que fazer para se livrar dele.

O DNSChanger começou a se espalhar em 2007 e ainda hoje circula por computadores no mundo todo. Para parar a disseminação da praga, o FBI desligará os computadores servidores para onde as máquinas infectadas estão sendo direcionadas, fazendo com que elas fiquem sem acesso à internet.

Como saber se meu computador está infectado pelo DNSChanger e como me livrar dele?

Existem diversas ferramentas disponíveis na internet para que o usuário possa identificar se está infectado e eliminar a ameaça.

Uma delas é a McAfee que criou uma ferramenta online para detectar se a máquina está infectada. Clique aqui para acessar, quando a página carregar, clique em “check now”, o sistema exibirá uma mensagem avisando se há ou não infecção. Caso o computador tenha sido afetado pelo malware, os usuários poderão fazer o download de uma solução para eliminar a praga e alterar as configurações da internet.

A partir da 1h da madrugada de segunda-feira, nenhum dos computadores infectados poderá fazer pesquisas na internet até que as configurações do DNS sejam alteradas. Por isso, o ideal é que essa checagem seja feita antes disso.

É possível também alterar manualmente as configurações de DNS. Apesar de simples, o processo pode ser trabalhoso para quem não está acostumado a mexer nessas configurações. Outra opção é baixar a solução para eliminar o vírus em outra máquina, e instalá-la no computador infectado.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!