Maranhão tem muitos eleitores analfabetos e poucos com nível superior nas eleições 2012

Compartilhe esta postagem:

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou na sexta-feira (27) informações sobre os eleitores que votarão nas Eleições 2012. O estado do Maranhão tem um grande número de eleitores com baixa escolaridade e bem poucos com formação superior.

Em todo Brasil, são 138 milhões de eleitores aptos a votarem nestas eleições 2012, sendo 4.588.855 eleitores maranhenses. A maioria dos eleitores do Maranhão é formada por mulheres, sendo que 678 mil estão na capital, São Luís.

No Maranhão, 56.905 eleitores, o que equivale a 1,24%, têm curso superior, enquanto 632.731, o equivalente a 13,78% são analfabetos. E 1.391.533 eleitores não possuem o ensino fundamental completo.

Todos esses números evidenciam o desejo da maioria dos políticos: população boa é população sem educação. Dessa forma, sem conhecimento, o povo pode ser manipulados a vontade enquanto os políticos fazem o que querem com o dinheiro público.

De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão, Tyrone José Silva, os dados servem para orientar eleitores e candidatos sobre a realidade do eleitorado. “Um milhão e meio de eleitores não tem o ensino fundamental completo. Isso é outra coisa que deve ser motivo de preocupação dos próximos prefeitos que serão eleitos, porque o ensino fundamental é uma competência inicial do município. Isso sempre traz algum tipo de motivo para reflexão. Naturalmente, não só os mandatários devem estar preocupados com esse tipo de dado, como a população, também, deve estar atenta no sentido de cobrar”.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!