Qual é a diferença entre políticos contas sujas e fichas sujas?

Compartilhe esta postagem:

O Superior Tribunal Eleitoral (STE), em decisão recente, permitiu que os políticos contas sujas sejam candidatos nas eleições 2012, mas os fichas sujas não, estes continuam sendo passivos de terem as candidaturas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.

Isso porque político conta suja é diferente de político ficha suja, veja a seguir qual é essa diferença:

Políticos contas sujas

Contas sujas são os políticis que tiveram contas de campanha rejeitadas pela Justiça, ou seja, ao fazer uma campanha eleitoral, todos os políticos são obrigados a prestar contas à Justiça Eleitoral sobre o dinheiro gasto, de onde veio, para onde foi.

O problema é que, quando um político não é eleito, depois que termina a campanha ele não se interessa para fazer essa prestação de contas. Ou quando faz, ela pode ser rejeitada, por não conter todas as documentações necessárias que provem de onde veio e com o que gastou o dinheiro.

Políticos fichas sujas

Já os políticos fichas sujas são aqueles que exerceram o mandato e, no decorrer, administraram a verba pública, não fizeram a prestação de contas adequada ou fizeram de forma incompleta, deixando de comprovar se o dinheiro foi gasto exatamente com o que era para ser. Por exemplo, o prefeito que recebe o dinheiro para construir uma escola, mas não consegue provar que todo o dinheiro foi realmente gasto com a obra.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!