Maranhão tem hospital com mais funcionários que pacientes

Compartilhe esta postagem:

O Programa Profissão Repórter exibido pela Rede Globo nesta terça-feira (5), mostrou o caos do atendimento médico em diversos hospitais do interior do Brasil. Abaixo, reproduzo a parte da reportagem sobre os hospitais do Maranhão, estado com cidade que tem hospital com mais funcionários que pacientes. Enquanto isso, há cidades, como Bacabal, por exemplo, com mais de 100 mil habitantes, que praticamente não tem hospital e nem médicos para atender a população.

Mais abaixo do texto, há o link para o vídeo da reportagem, e a resposta do Governo do Maranhão sobre os fatos mostrados na reportagem.

Fique a vontade para comentar esta notícia com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger. Aqui você tem voz e vez.

PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER (05/06/2012) – HOSPITAIS DO INTERIOR DO BRASIL – MARANHÃO TEM HOSPITAL COM MAIS FUNCIONÁRIOS QUE PACIENTES

O Maranhão é de longe o estado que mais vai inaugurar hospitais nesse ano de eleição, serão 65 novas unidades, todos pagos pelo Governo Estadual. Em 2º lugar vem o Rio de Janeiro com apenas três novos hospitais.

Isso seria motivo de orgulho e de comemoração para o povo maranhense, mas a falta de compromisso e o desrespeito com o dinheiro público vem assustando cada vez mais a população que sofre demasiadamente com a irresponsabilidade e com a falta de compromisso dos representantes políticos para com o povo.

Foi noticiado ontem em mídia nacional a incoerência e o desejo de promover politicamente os prefeitos aliados de Roseana Sarney e consequentemente o insaciável desejo da governadora em manter o estado sob o seu domínio, apontando que dos 65 hospitais construídos no estado para ser entregues este ano pelo menos 49 estão em cidades onde o prefeito apoia o Governo do Estado. O mais vergonhoso de tudo é que enquanto algumas cidades sofre pela falta de assistência médica, em outras há mais funcionário no hospital do que pacientes há serem atendidos.

Em Sucupira do Norte cidade com pouco mais de 10.400 moradores o hospital esta em fase de conclusão e tem previsão de inauguração para este mês. Os próprios operários dizem não entender tamanha obra, afirmando ser incompatível com a demanda da pequena cidade.

A 25 km de Sucupira do Norte esta a cidade de Mirador, esta com pouco mais de 20.400 habitantes. O hospital ainda esta fechado mais a foto do prefeito já esta lá, e o que chama atenção é o fato de ter ao lado do novo hospital outro hospital velho e abandonado construído na gestão do ex-prefeito que não tinha parcerias com o governo de Roseana.

Jatobá uma cidade do interior a situação é inacreditável. O hospital tem leitos vazios, tudo limpo e intocável, equipamentos prontos para utilização e instalados , espaço amplo mas ninguém para ser atendido. Jatobá tem pouco mais de oito mil habitantes e segundo uma resolução do Ministério da Saúde a cidade não precisaria de um hospital como esse com tamanha estrutura. Detalhe: naquela cidade o prefeito também é aliado da Governadora Roseana Sarney. O diretor do hospital afirmou que naquele momento havia 30 e poucos funcionários e somente 2 pessoas internadas ou seja 15 funcionários para cada paciente, todos aparentemente de braços cruzado.

O mesmo ocorre com Sucupira do Riachão que tem menos de 5 mil moradores e um Hospital inaugurado a dois meses. No momento, todas as repartições estavam vazias, e segundo a responsável pelo hospital em dois meses de funcionamento foram feitos somente três partos e uma cirurgia, ela acrescentou ainda que são gastos mais de 120 mil por mês, ou seja, 1,4 milhões de reais por ano para manter toda aquela estrutura funcionando sem que praticamente ninguém se beneficie dela. O hospital conta até com um heliporto que teve uma única utilização a descida de um voo de São Luís realizado pela governadora.

Resposta de Sérgio Macêdo, Secretário de Comunicação Social do Estado do Maranhão

– Quais os critérios utilizados para a escolha das cidades onde foram construídos os 72 hospitais do programa Saúde é Vida?
– Necessidade da interiorização da assistênca médica, contemplando todas as regiões do Estado.

– Como o governo respondeu à denúncia feita pelo Ministério Público de Contas do Maranhão de que 35 hospitais foram construídos sem licitação?
– Denúncias de origem política. Tudo está sendo feito rigorosamente dentro da Lei.

– Por que inaugurar os 65 hospitais num ano eleitoral, sendo que na revista online da Secretaria, os hospitais são prometidos para 2011?
– No Brasil, os anos eleitorais se dão ano sim, ano não. Os hospitais estão sendo inaugurados tão logo se vençam as etapas de costrução, equipagem e de montagem dos quadros de médicos, enferemeiros e demais servidores.

Prefeito de Bacabal é médico mas não se preocupa com saúde da população

Vídeo do programa Profissão Repórter edição de 5 de junho de 2012 – Parte 01

Vídeo do programa Profissão Repórter edição de 5 de junho de 2012 – Parte 02

________________
Referência: texto extraído pelo blog do radialista Eliézio Silva da reportagem do Profissão Repórter.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!