Bacabal terá 17 vereadores a partir das Eleições 2012

Compartilhe esta postagem:

Os vereadores de Bacabal, durante sessão realizada na quarta-feira (20), aprovaram uma emenda na Lei Orgânica do Munícipio que altera o número de vereadores que devem ser eleitos a partir das Eleições de 2012.

A alteração é baseada na Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009 que determina: “IV – para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de: (…) e) 17 (dezessete) Vereadores, nos Municípios de mais de 80.000 (oitenta mil) habitantes e de até 120.000 (cento e vinte mil) habitantes; (…).”

Dessa forma, a cidade de Bacabal, que atualmente tem 10 vereadores, a partir destas Eleições de 2012 terá mais 07, passando a ter o total de 17 vereadores eleitos.

O fato vai aumentar ainda mais a disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Bacabal nestas Eleições de 2012. Atualmente em Bacabal, um vereador ganha cerca de 4 mil reais por mês, somando-se o salário e a verba de gabinete. E só tem que trbalhar uma vez na semana, que é na quarta-feira, quando ocorre a sessão da câmara.

O que você acha da atuação dos vereadores de Bacabal no período legislativo 2009-2012

Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger. Eles realmente contribuiram com a melhoria de vida da população ou apenas fizeram os gostos e desejos próprios e do prefeito?

Mas afinal, o que faz um vereador?

Eles têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

Mas na prática, a maioria absoluta dos vereadores não fazem nada disso, eles se aliam aos prefeitos e fazem tudo que o prefeito quer, não dando a mínima de importância para a população.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!