Como saber quem visitou o perfil do Twitter e Facebook?

Compartilhe esta postagem:

Milhões de internautas que têm perfil no Twitter e Facebook se perguntam o tempo todo se é possível saber quem visitou o perfil deles nessas redes sociais. Muitos deles, arriscam a fazer de tudo para matar essa curiosidade, mas como diz o ditado, “a curiosidade matou o gato”, nesse caso, pode matar a conta do seu perfil no Twitter ou Facebook.

Esses usuários curiosos para ver quem viu seu perfil no Twitter e Facebook, são oriundos do Orkut que permite configurar e ver as dez últimas pessoas que visualizaram o perfil. Mas no Twitter e Facebook, até o momento, não existe este tipo de configuração, portanto, é impossível saber quem visitou o perfil nessas redes sociais.

Mas e as milhões de mensagens que recebemos constantemente no Twitter e Facebook prometendo ver quem visitou nosso perfil? Tudo mentira, falsidade, não passa de um golpe para roubar a senha e a sua conta nessas redes sociais.

Nesta semana, um golpe começou a se espalhar no Twitter na terça-feira (29) e ganhou força na quarta (30). Um site prometia ver quem visitou o perfil do Twitter. Ao acessar o link, o usuário era direcionado para uma página que pedia e-mail e senha do Twitter, ao fornecer esses dados eram roubados. Com as informações em mãos, os cibercriminosos entram na conta da pessoa e alteram a senha. A vítima não consegue mais acessar seu perfil e eles começam a postar no perfil, voltando a disseminar o link.

Um dos primeiros a serem afetados pelo problema dessa semana foi o ator José de Abreu, que atualmente está na novela “Avenida Brasil” e tem mais de 38 mil seguidores no Twitter. Ele é dono da conta @jose_de_abreu. “A conta foi invadida mesmo, mas já consegui recuperar. Tive que enviar um e-mail para o Twitter”, explica o ator, que conta que começou a ter problemas em seu perfil na manhã de terça-feira. “Eu ia entrar e dava um erro, então vi que o e-mail da conta tinha sido mudado.”

Abreu conta que o cibercriminoso publicou informações em seu perfil, mas não entrou em contato com ele. O ator diz que não teve nenhum prejuízo e já está deletando os tuítes falsos – “vou só deixar a que ele divulga o ‘sobrinho’ dele”, brinca.

Segundo Abreu, a equipe do Twitter informou que existem muitos programas que pedem a senha do microblog para publicar notícias ou baixas fotos. “Uma hora pode vir um que não seja legítimo”, conta.

Essa interceptação de dados sem autorização judicial pode ser punida com pena de dois a quatro anos de prisão e multa. Mas é necessária uma investigação mais profunda para determinar exatamente como os cibercriminosos podem ser punidos. E como a justiça brasileira é lenta, a melhor opção é abolir a curiosidade de saber quem visitou o perfil do Twitter ou Facebook.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!