Efeitos que a droga crack causa nos usuários

Compartilhe esta postagem:

O crack atualmente é uma das drogas mais consumidas no Brasil, chegando a superar o consumo de maconha e cocaina. Para quem vende, o crack trás muito dinheiro e lucro, mas para quem usa, somente destruição.

A inalação da substância potencializa a absorção da droga e a duração de seus efeitos – que variam em sensações de poder, força e euforia -, causando rápida dependência e efeitos devastadores no organismo do usuário. Essa absorção ocorre instantaneamente após a droga ser tragada: a alta vascularização do pulmão é responsável por acelerar o transporte da substância a corrente sanguínea. Com o consumo, os alvéolos pulmonares são destruídos, facilitando infecções como tuberculose e pneumonia e podendo provocar hemorragia letal.

Os efeitos chegam ao cérebro em menos de 10 segundos: atinge a área responsável pela sensação de prazer, promovendo descarga de neurotransmissores como dopamina e adrenalina. Esse coquetel hormonal, além de causar dependência, acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial, podendo causar infarto e outras doenças cardíacas. A sensação dura apenas 5 minutos e, em um curto espaço de tempo, o usuário sente vontade de consumir a substância novamente.

Ainda no cérebro, a droga destrói áreas relacionadas ao planejamento, atenção e controle de impulsos, além de inflamar vasos sanguíneos, podendo resultar em acidente vascular cerebral e convulsões. Durante breves períodos de abstinência, a configuração cerebral danificada e desregulada provoca irritação, comportamento violento, insônia e depressão.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!