Governo do Maranhão anuncia concurso com mais de 2 mil vagas

Compartilhe esta postagem:

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o secretário de planejamento, Fábio Gondin, participaram na manhã desta quinta-feira (19), de um evento no Palácio dos Leões, em São Luis – MA, onde apresentaram em detalhes o Plano Geral de Cargos e Carreiras do Poder Executivo (PGCE).

Logo após, numa entrevista coletiva, a governadora Roseana Sarney anunciou a realização de concurso público com 2.197 vagas para vários órgãos do governo. O secretário Fábio Gondin afirmou que no prazo de 30 dias os detalhes do concurso devem ser anunciados. No momento, o governo está em fase de escolha e contratação da empresa que realizará o concurso.

ATENÇÃO: leia a matéria completa e logo abaixo comente sobre o assunto com seu perfil do Facebook ou do Google/Blogger. Sua opinião é muito importante para o Portal Castro Digital. Comente a vontade pois aqui você tem voz e vez!

Sobre o PGCE, o secretário explicou vai estimular a aposentadoria do servidor, com a diminuição da diferença salarial entre ativos e inativos, assim surgirão mais vagas de emprego, possibilitando a realização do concurso.

O plano substitui gratificações por aumentos reais de salários. Gondim contou que uma categoria receberá aumento de 330%. Após assinar a PEC e os projetos de leis que formam o plano, Roseana entregou os documentos ao presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), para que os deputados discutam e votem a matéria. Ela também anunciou a construção de uma cidade administrativa onde serão reunidas várias secretarias.

Nesse primeiro momento serão beneficiados pelo PGCE os 88 mil servidores (ativos e inativos). Gondim prometeu para um mês um plano para os comissionados. O projeto será implantado por etapas até 2015 com impacto na folha de R$ 630 milhões.

O secretário contou que 1/3 dos servidores do estado estão em condição de se aposentar e não fazem porque a distorção entre ativos e inativos é muito grande, problema que o PGCE está resolvendo, estimulando a aposentadoria.

O principal objetivo do plano é diminuir as distorções entre categorias, o que na maioria dos casos significará em aumento real de salário. Os 17 grupos ocupacionais foram reunidos em cinco. O mesmo aconteceu com as 29 tabelas de pagamento, transformadas em 17.

Clique aqui para acessar o PGCE – Arquivo no formato apresentação do Power Point.

O Governo do Maranhão também prometeu ainda em 2011 a realização de concursos para diversas áreas, mas nunca os realizou. Dentre eles estão os concursos da polícia militar, polícia civil (delegados e agentes) e do Detran-MA.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 11 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 5 mil notícias neste site; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. iraci disse:

    desde 2010, espero ser chamada para Caxias com Educação Física Ensino Médio.