Lista de curiosidades sobre a data de sexta-feira 13

Compartilhe esta postagem:

Hije é sexta-feira 13, para alguns, um dia de azar e de acontecer coisas ruins, para outros, nem tanto. Mas para aqueles que são curiosos, segue abaiixo uma lista de curiosidades sobre a data de sexta-feira 13.

1. Há uma palavra que designa o pavor da data. É o termo “parascavedecatriafobia”, derivado do grego. Terrível por si só, ele tem bem mais de 13 letras (para sossego dos parascavedecatriafóbicos que se amedrontam com este dia).

2. Há várias teorias sobre o nascimento da superstição. Uma delas se baseia na Última Ceia. É que a refeição feita por Jesus Cristo teria a presença de 13 homens, sendo o traidor Judas um deles. Para reforçar a superstição, Cristo foi crucificado em uma sexta.

3. Além da possível vinculação com o cristianismo, um fato da Idade Média reforça o temor em torno da data. Em 13 de outubro de 1307 os cavaleiros templários – exército ligado à Igreja Católica – foram traídos pelo rei da França Filipe, o Belo, que os submeteu a torturas antes de matá-los.

4. A estreia de Jason no rol de grandes vilões do cinema não ocorreu em uma sexta-feira 13. Nos EUA, o filme estreou em 9 de maio de 1980. Já o mais recente longa da franquia, de 2009, teve outra estratégia de lançamento: estreou em uma sexta-feira 13 em diversos países.

5. Em 2004, a Nasa fez cálculos e concluiu que o asteroide 2004 MN4 teria uma chance em 60 de atingir o planeta em 13 de abril de 2029, uma sexta-feira. Meses mais tarde, em 2005, fotos mostraram que o asteroide passará bem perto da Terra, mas não deve atingi-la.

6. Segundo estudo sobre estresse e fobia de um instituto da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a data gera no país prejuízos que vão de US$ 800 milhões a US$ 900 milhões, com pessoas desistindo de viajar de avião ou fechar negócios por pura superstição.

7. Galinhas pretas podem ser compradas na data. Mas há restrições em relação a gatos desta cor. Desde 2003, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo impede a adoção de bichanos pretos na sexta-feira 13 para evitar sacrifícios em rituais de magia.

8. Apesar de um estudo holandês apontar que o número de acidentes em sextas-feiras cai, em média, de 7.800 para 7.500 quando o dia é 13, uma pesquisa britânica atesta o contrário. Segundo o “British Medical Journal”, a ocorrência de acidentes cresce 52% nesta data.

9. Em 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira, um avião que levava jogadores de um time de rúgbi uruguaio caiu na Cordilheira dos Andes. Para sobreviver, seus tripulantes se alimentaram da carne dos passageiros que morriam com o frio. O acidente rendeu até filme (“Vivos”, de 1993).

10. O Ato Institucional Nº5, que deu poderes inéditos à Presidência e alterou radicalmente a Constituição, foi apresentado pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, uma sexta. O AI-5 foi um marco no endurecimento da censura no regime militar.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!