SIAEP, avanço ou atraso na educação do Maranhão?

Compartilhe esta postagem:

A Scretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA), passou a usar o Sistema Integrado de Administração de Esacolas Públicas (SIAEP) para a gestão de informações de todas as atividades básicas nas unidades de ensino do estado, atendendo a necessidade dos diretores em organizar todo o funcionamento da escola.

Com a adoção do sistema, toda comunidade educacional, professores, alunos, técnicos administrativos, têm acesso pela internet, em qualquer lugar do mundo, a informações importantes como boletim, histórico escolar, horários de aula de professores e alunos, acompanhamento de carga-horária de disciplinas, cadastro de notas, situação disciplinar de alunos bem como todos os dados pertinentes ao ensino.

Em 2011, a Seduc-MA utilizou o SIAEP para realização da matrícula online. Desde 2009, quando foi implantado de forma experimental em seis escolas da capital São Luis, a secretaria vem realizando capacitações para o uso do sistema por gestores, professores e equipe técnica das escolas. A meta é implantar o sistema em toda a rede estadual de ensino. O que deve ser feito neste ano letivo de 2012.

Mas em que aspecto o SIAEP torna-se um avanço ou atraso na educação da rede estadual do Maranhão?

No SIAEP, os alunos, e seus pais ou responsáveis, podem consultar suas notas e faltas ao longo do ano, sem precisar ir à escola.

Com a adoção do SIAEP, não existe mais o famoso ‘diário de classe”, aquela caderneta onde o professor deve anotar diversas informações sobre o aluno. No sistema on line do SIAEP, o professor deve inserir apenas informações como conteúdo, notas e faltas. E com relação às notas, o sistema faz todos os cálculos e já extrai a média. Isso facilita e diminui o trabalho dos professores.

Mas apesar disso, ainda há professores que preferem a forma antiga: preencher todo um diário de classe a mão. E como são obrigados a usar o SIAEP, ao transferirem as informações para o sistema, acabam fazendo o mesmo trabalho duas vezes.

O SIAEP é um sistema novo, que ainda está sendo desenvolvido. Portanto, é cheio de bugs (falhas). Ao fechar as notas do ano letivo de 2011, eram comuns alunos serem reprovados pelo sistema porque as médias deles simplesmente desapareciam. Os professores tinham que reabrir o sistema e conferir as notas. Com isso perdia-se muito tempo.

Mas apesar de algumas notas não aparecerem na média, elas não desapareciam do sistema. O que aconteceu muito em 2011 foram erros de processamento do servidor onde o SIAEP está armazenado. Imaginem milhares de professores em todo Maranhão acessando o sistema, com o servidor de baixa capacidade, nem sempre as informações são processadas corretas. Por isso foi comum no SIAEP algumas médias ficarem em branco, o sistema ficar fora do ar e dá erro de comunicação com o banco de dados. Para resolver esse problema, a solução seria migrar o sistema para um servidor com uma maior capacidade de processamento.

O SIAEP foi criado para melhorar e facilitar o trabalho dos personagens da educação do Maranhão, com certeza um avanço, mas, se não for melhorado, ou usado de forma adequada, pode atrasar e muito o trabalho de quem usa o sistema para inserir os dados da educação da rede estadual do Maranhão.

IMAGEM - Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas - SIAEP


Clique aqui para acessar o SIAEP.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Sou blogueiro há mais de 16 anos na área de Educação e Concursos, com mais de 6.200 notícias publicadas. Tenho formação como Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho), sou Mestre em Ciência da Computação pela UFMA e atualmente Doutorando em Biotecnologia pela UFDPar. Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reafirma diariamente seu compromisso com um jornalismo sério, responsável e confiável. Aqui, você encontra informações seguras e de qualidade. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Stylo Jovem disse:

    Não lembro meu código do siaep