Edital do seletivo para cursos técnicos na UEMA do Programa e-TEC e PACEP 2012

Compartilhe esta postagem:

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, publicou nesta segunda-feira (12), o edital para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância, PACEP/2012, cursos esses integrantes do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil – E-TEC, instituído pelo Ministério da Educação (MEC).

Serão oferecidas 6.000 (seis mil) vagas para o ano de 2012, sendo 3.960 (três mil e novecentos e sessenta) vagas para o primeiro semestre e 2.040 (duas mil e quarenta) vagas para o segundo semestre letivo.

Os cursos oferecidos são de técnico em Alimentos, Contabilidade, Controle Ambiental, Edificações, Guia de Turismo, Informática, Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Meteorologia, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

Os pólos de apoio presencial funcionarão nas cidades de Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São bento, São José de Ribamar, São Luis e Timon.

Podem se inscrever apenas quem já concluiu o ensino médio. O período de inscrição é de 19 de março a 13 de abril de 2012, a taxa é de R$ 20,00. A prova objetiva será realizada dia 20 de maio (das 14 às 17 horas) com 15 questões de português e 15 questões de matemática com conteúdos referentes às três séries do ensino médio.

ATENÇÃO: inscrições prorrogadas até domingo, dia 15 de abril.

Todos os cursos são na modalidade a distância mas haverá encontros presenciais. A duração média dos cursos é de 20 meses. E você não precisa residir na cidade pólo para participar, como o curso é a distância, pessoas de qualquer cidade podem se inscrever.

CURSOS OFERECIDOS PARA O PÓLO DE BACABAL
Contabilidade – 60 vagas; Informática – 60 vagas; Serviço Público – 30 vagas; Segurança do Trabalho – 60 vagas. Os cursos para os demais pólos estão no edital.

Clique aqui para fazer a inscrição, acessar o edital e todos os arquivos relacionados ao seletivo 2012 para cursos técnicos na UEMA


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS PARA ESTE SELETIVO

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

1ª Série

Comunicação humana: Linguagem, língua e fala. O signo linguístico. Funções da linguagem. Níveis da linguagem. Norma culta e variações linguísticas. Sentido das palavras. Figuras de linguagem.

Ortografia: Noções gerais sobre grafia de palavras. Acentuação gráfica.

Morfologia e sintaxe: Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Classes de palavras (variáveis). Pontuação. Conceito. Emprego dos sinais de pontuação.
Produção de texto: Noções de texto e textualidade (texto e não texto – coerência e coesão), intertextualidade. Tipologia textual (distinção).

Teoria Literária e Literatura Brasileira: Conceito de literatura, elementos da obra literária, gêneros literários. Caracterização de estilo: das origens da literatura no Brasil ao Arcadismo (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo).

2ª Série

Ortografia

Morfologia e sintaxe: Classes de palavras (invariáveis). Frase, oração e período. Pontuação.

Sintaxe de relação: Sintaxe de regência: crase. Sintaxe de concordância. Sintaxe de colocação.

Produção de texto: Texto e textualidade. Modalidades de estrutura textual: dissertação, narração e descrição. Coerência e coesão textual. Caracterização e emprego dos tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre.

Teoria literária e literatura brasileira: Aprofundamento dos aspectos teórico-literários (conceito de literatura, elementos da obra literária e gênero literário). Caracterização dos estilos (Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo).

3ª Série

Língua e produção textual: Revisão e aprofundamento do conteúdo programático das séries anteriores.

Teoria literária e literatura brasileira: Aprofundamento dos aspectos teórico-literários (conceito de literatura, elementos da obra literária e gênero literário). Periodização literária (do Pré-Modernismo à atualidade).

Matemática

1ª Série

Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental: Sistemas de numeração. Números naturais e operações fundamentais. Divisibilidade (M.D.C. e M.M.C; decomposição em fatores primos). Números racionais e operações fundamentais. Números reais (propriedades e operações). Média aritmética simples e composta; média geométrica. Razão e proporção. Regra de três (simples e composta).

Porcentagem e juros (simples e composto). Sistema de medidas (unidades de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo). Cálculos algébricos (expressão algébrica: valor numérico e operações; produtos notáveis e fatoração de expressão algébrica; equação do 1º grau e equação do 2º grau). Geometria Plana (conceitos primitivos e postulados; ângulos); triângulos; quadriláteros e outros polígonos; congruência de triângulos; Lei angular de Tales e teorema dos ângulos externos; perímetro e área das principais figuras planas; circunferência e círculo; ângulos na circunferência; regiões circulares; noções básicas de trigonometria).

Noções básicas de conjuntos: Pertinência, inclusão e igualdade. Operações e propriedades. A reta numérica (intervalos e operações). O plano cartesiano. Produto cartesiano (conceito e representação gráfica). Sistema de coordenadas cartesianas. Relações binárias.

Função: Conceito de função, domínio e imagem. Função composta. Função crescente, função decrescente, função constante, função par e função impar. Função injetora, função sobrejetora e função bijetora. Função inversa. Gráfico de uma função. Função polinomial do 1º grau: zeros, variação do sinal e representação gráfica. Função polinomial do 2º grau: zeros, vértice, forma fatorada, variação do sinal, máximo, mínimo e representação gráfica. Inequação do 1º grau e inequação do 2º grau; inequação produto e inequação quociente. Função definida por várias sentenças: gráficos. Função modular: propriedades e gráficos; equações e inequações modulares. Funções exponenciais: propriedades, equações, inequações e representação gráfica. Funções logarítmicas: propriedades, equações, inequações e representação gráfica.

Geometria plana: Paralelas e transversais; segmentos proporcionais; semelhança de polígonos. Relações métricas no triângulo retângulo e relações métricas num triângulo qualquer: Lei dos cossenos e Lei dos senos. Relações métricas no círculo. Polígonos regulares (conceito e elementos, apótema e áreas).

2ª Série

Matrizes: Conceito e notação. Tipos de matrizes. Operações e propriedades. Matriz inversa.

Determinantes: Conceito e notação. Determinante de uma matriz quadrada. Propriedades.

Sistema de equações lineares: Equação linear (definição e solução), Sistema de equações lineares (definição, solução e classificação), Sistema homogêneo e sistemas equivalentes. Resolução e discussão de sistemas lineares; processo de escalonamento; regra de Cramer.

Geometria espacial: Perpendicularismo e paralelismo de retas e planos. Ângulos poliédricos. Poliedros; Teorema de Euler; poliedros regulares. Prismas (conceito, elementos, classificação, áreas e volume). Pirâmide; conceito, elementos, classificação, áreas e volume; tronco de pirâmide. Cilindro e cone (conceitos, elementos, classificação, áreas e volume), tronco de cone. Esfera; conceito (elemento, secções, áreas e volume).

Trigonometria: Razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo). Ciclo trigonométrico e relação fundamental. Arcos e ângulos trigonométricos. Medidas de arco. Arcos côngruos; quadrantes. Funções circulares (seno, cosseno, tangente, secante, cossecante e cotangente). Relações derivadas e identidades trigonométricas. Operações com arcos: adição, subtração, duplicação e bisseção. Transformações trigonométricas. Equações e inequações trigonométricas. Resolução de triângulo qualquer.

Estatística: Noções de Estatística (médias, distribuição de frequências e gráficos). Interpretação de gráficos estatísticos.

3ª Série

Seqüências: Conceitos básicos e notações. Progressões aritméticas (estudo completo). Progressões geométricas (estudo completo).

Geometria analítica: Distância entre dois pontos. Ponto que divide um segmento numa razão dada. Condições de alinhamento de três pontos. Área de polígono convexo. Estudo da reta (equações de uma reta, distância de um ponto a uma reta, posições relativas de duas retas e ângulo entre duas retas). Lugares geométricos planos (mediatriz de um segmento; estudo da circunferência); estudo da elipse; estudo da parábola; estudo da hipérbole. Interseção de curvas. Sistemas de equações e inequações do 2º grau a duas variáveis; resolução algébrica e resolução gráfica; identificação da curva dada pela equação Ax2 + By2 + 2Cx + 2Dy + E= 0.

Análise combinatória e binômio de Newton: Princípio fundamental de contagem. Fatorial de um número natural. Números binominais e propriedades. Arranjo, permutação e combinação. Binômio de Newton.

Números complexos: Conceitos, representação gráfica, operações e propriedades. Forma trigonométrica ou polar de um número complexo. Potências e raízes n-ésimas de um número complexo;

Polinômios: Definição e operações. Polinômios identicamente nulos. Dispositivo prático de Briot-Ruffini. Decomposição de um polinômio (raízes e relações entre coeficientes e raízes).

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Nylzasf disse:

    Que dia vai sair o gabarito da prova dos cursos tecnicos?